- DestaquesNOTÍCIAS

Você sabia que pode registrar seu animal de estimação em cartório

Documento gerado pode constar até o sobrenome do tutor

Exagero para uns, segurança e consideração para a maioria dos pais e mães de pet. Não é de hoje, mas já há a possibilidade de os tutores de animais de estimação realizar o registro de animais domésticos e silvestres. Trata-se de um documento à semelhança de uma certidão de nascimento onde consta o nome do bichinho e o seu sobrenome, geralmente herdado dos tutores. Além disso, constam itens como espécie, raça, porte, cor da pelagem, data e local de nascimento. Caso não se saiba a data, pode-se usar a data de adoção, por exemplo.

Por que registrar meu pet?

Cicero Mota do Amaral, responsável pelo Cartório de Registro Civil de Dom Pedrito, explica que a medida traz segurança jurídica para tutores, que vão desde a possibilidade de definição de quem ficará com o animal em um possível divórcio, até o caso de perda ou furto do pet, situação em que um documento pode resolver a questão de maneira bem mais fácil.

Não há notícia de que em Dom Pedrito alguém já tenha feito um registro de seu pet, mas para quem tiver interesse, basta se dirigir ao Oficio de Títulos e Documentos, preencher um questionário e pagar uma taxa.

Outras vantagens e funcionalidades

A certidão de nascimento para pets oferece diversas vantagens e funcionalidades para os tutores e seus animais de estimação. Vamos explorar algumas delas:

1. Comprovação da Criação do Animal

Ao registrar o pet e obter sua certidão de nascimento, os tutores têm em mãos um documento oficial que comprova a criação e a propriedade do animal. Isso pode ser útil em situações como mudanças de residência, viagens, hospedagem em hotéis pet-friendly, entre outras circunstâncias em que seja necessário comprovar a posse do animal.

2. Amparo em Caso de Fuga ou Desaparecimento

Infelizmente, é comum que animais de estimação se percam ou sejam roubados. Nesses momentos angustiantes, a certidão de nascimento para pets pode ser um amparo adicional. Com as informações registradas nesse documento, é possível compartilhar detalhes precisos sobre o animal, facilitando a busca e aumentando as chances de encontrá-lo.

3. Facilidade na Identificação do Animal

A certidão de nascimento para pets também pode incluir informações sobre microchip, caso o pet possua esse dispositivo de identificação. Com isso, além do registro físico do animal, os tutores contam com uma forma adicional de identificação, o que pode ser crucial em casos de roubo, perda ou adoção.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios