NOTÍCIAS

Visita a galpões utilizados pela Prefeitura flagra situação grave

Na manhã desta quarta-feira (4), a reportagem da Qwerty Portal de Notícias realizou uma visita aos galpões localizados no largo Izidoro Dias Lopes, sendo um deles utilizado como estacionamento de veículos da Prefeitura, enquanto o outro, servia como depósito de sucata de praticamente todos os setores da administração municipal. A iniciativa, que partiu da nova gestão, tem por objetivo mostrar à população a situação destes locais, que já foi debatida diversas vezes durante a administração passada.

O primeiro galpão visitado foi o localizado com frente à rua Júlio de Castilhos. À primeira vista, na entrada do galpão, são vários objetos empilhados: cadeiras, classes, aparelhos de informática, máquinas de escrever, mesas e até berços. Adentrando mais no recinto, também há veículos danificados, utensílios de cozinha, utensílios agrícolas e um ônibus da Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente (SMSMA).

No ano passado, rajadas de vento destelharam parte do galpão, evidenciando o problema dos objetos acumulados no interior do mesmo. A Prefeitura recuperou a parte destelhada, entretanto, não foi realizada nenhuma mudança significativa no local. Conforme explica o assessor de imprensa e comunicação da Prefeitura, Marcelo Rodriguez, a intenção não é mostrar um cenário de terra arrasada, mas evidenciar a situação para a comunidade pedritense e buscar uma solução.

“Vamos realizar um levantamento geral do que pode ser reaproveitado. Será feito um inventário e estabelecida uma Comissão de Leilão para dar um destino final a tudo isso: vender como sucata ou buscar uma melhor opção. Cada secretaria terá sua responsabilidade, mas evidentemente precisamos buscar uma solução final”, explica Rodriguez.

Ainda é importante ressaltar que o galpão é alugado, pois pertence ao Legislativo Municipal e já chegou a ser cogitado como local para abrigar o novo prédio do Legislativo, até mesmo a nova rodoviária do município. Rodriguez ainda salienta que o município não possui um titular no Setor de Patrimônio, pois a reforma administrativa ainda precisa ser realizada. “É uma problemática diagnosticada em todos os setores, se uma cadeira trocava de local, o Patrimônio não era informado, estas questões precisam ser tratadas com transparência”, contextualiza.

O outro galpão é utilizado como estacionamento de veículos da Prefeitura – onde a Secretaria de Agricultura também possui sua estrutura de funcionamento. Logo na entrada, uma ambulância coberta de poeira. Mais ao fundo, kombis escolares e veículos de outros órgãos municipais e estaduais, alguns sem rodas, motores e outras peças, muitas delas espalhadas pelo chão. Em um dos cantos do galpão, há um elevador de automóveis que está inutilizado, além de uma mesa com peças de automóveis enferrujadas e algumas ferramentas.

Além de Rodriguez, estavam presentes na visita a secretária de Educação Melize Quadros Xavier e servidores da Prefeitura. As medidas para resolução dos problemas ainda dependem de uma série de processos burocráticos distintos e prazos que precisam ser respeitados pela administração.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios