Villamil volta para casa, mas educandário aguarda segunda etapa do projeto

Finalmente, a escola Villamil de Castro retornou a sua casa, ou melhor, ao seu prédio. Ainda há muito que fazer para deixar o educandário em condições plenas para os alunos, professores e funcionários, mas a reforma do prédio certamente foi um excelente avanço para a escola, interditada em 2015 pelas péssimas condições estruturais do prédio.
A reportagem da Qwerty Portal de Notícias esteve no educandário, na tarde de terça-feira (7), momento em que o diretor da 13ª Coordenadoria Regional de Educação, Aristides Costa, visitava a escola. Ele comentou sobre os próximos passos que serão executados, contemplando pintura e outras pequenas reformas. Verifica-se que, de fato, a escola precisa de pintura e limpeza no pátio.
Aristides elogiou a forma como a comunidade escolar se mobilizou para que a obra saísse do papel. “Nós viemos aqui, nos somamos à luta e buscamos mostrar o interesse e a vontade de que a escola voltasse ao seu prédio. Era um momento muito difícil (em 2015), quando só se falava em crise, que não havia recursos, mas elaboramos o projeto, buscamos o recurso e temos alegria e satisfação ao ver as mães levando os seus filhos até a escola. O Ciep era um bom espaço, mas é sempre bom voltar para casa”, diz o coordenador.
Próxima etapa de reformas já está em andamento
O coordenador diz que a obra está sendo executada em duas etapas. “No primeiro momento, era reformar a escola, sua estrutura, oferecer segurança para os professores, alunos e funcionários, processo já concluído. Na tarde hoje (7), ocorreu à licitação para fazermos a segunda etapa, um recurso já destinado, de R$ 150 mil para realizarmos a pintura e outras pequenas melhorias”, enfatiza.
Não há uma previsão para o início dos trabalhos de pintura, pois é necessário superar as etapas burocráticas, mas a expectativa é que esta segunda parte de reformas esteja finalizada até o meio do ano.
Diretora agradece empenho e esforço
A diretora da escola, Carmem Maria Farinha, diz estar feliz com o retorno, embora destaque que alguns problemas foram enfrentados, que poderiam ter inviabilizado o planejamento delineado. “Estamos esperando a pintura, hoje foi a abertura dos envelopes para licitação, quero agradecer o coordenador Aristides, por ele, a escola está sendo reaberta. Membros da Secretaria de Educação do Estado disseram que a escola não abriria mais, mas o coordenador esforçou-se para que a obra fosse realizada, agradeço a comunidade escolar que se dedicou a realização da obra e a Prefeitura que está me auxiliando na limpeza e no transporte da mobília da escola para o prédio”.