Cruzamentos mudam via preferencial em função da Rota da Safra; condutores devem ficar atentos

Desde segunda-feira (6), o cruzamento das ruas João Manoel, esquina Major Alencastro da Fontoura, assim como Major Alencastro, esquina com a Júlio de Castilhos, passaram a ser preferenciais. A mudança foi realizada em função da Rota da Safra, que passa por estas vias. A orientação é de que os condutores obedeçam à sinalização e deem preferência aos caminhões.
Na safra passada a medida foi implementada, com intenção de torna-la permanente, mas a antiga administração acabou voltando atrás na decisão pala insatisfação apresentada pelos condutores, que não se adaptaram a mudança, mesmo após os investimentos realizados em sinalização e na construção de redutores de velocidade que ainda permanecem no cruzamento.
A reportagem esteve nos respectivos cruzamentos e pôde ser observado que o movimento de caminhões está se tornando cada vez mais constante, pois alguns produtores já estão colhendo. Preocupante é o estado da Júlio de Castilhos, que apresenta buracos e deformidades em vários trechos, que tendem a se agravar com o tráfego de veículos pesados. Problema mais grave é o trecho de asfalto da rua General Neto.
Conforme o secretário de Obras, Viação e Serviços Públicos, Jorge Romano Vogel, a General Neto é responsabilidade do Departamento Estadual de Estradas e Rodagem (Daer), estava planejada uma manutenção na via, mas a Secretaria recebeu comunicado que a usinagem do asfalto não seria realizada pelo Daer. “Estamos na dependência deles”, salienta o secretário. Sobre as outras vias da Rota, elas terão atenção maior por parte da Pasta, como receber material retirado da barragem nas ruas não pavimentadas e reposição do calçamento e vias pavimentadas com pedra irregular.
Uma alternativa está sendo buscada para a Júlio de Castilhos, a reportagem recebeu informações de que o Executivo tenta uma Parceria Público-Privada (PPP) para tentar solucionar o problema da rua.