- DestaquesVARIEDADES

Variante Delta ameaça a superação da pandemia?

Dom Pedrito se prepara e a criação de um comitê extraordinário também pode representar uma postura de prevenção do município

A superação da pandemia é um sonho que acalenta mentes e corações de todos aqueles que almejam retornar a um estilo de vida o mais próximo do que tinham até o começo de 2020, época que o coronavírus chegou ao Brasil. De lá para cá foram muitas as ocorrências – número de infectados e mortes crescendo, desenvolvimento de vacinas, corrida para salvar vidas.

Do começo da imunização da população brasileira até os dias de hoje, milhares de vidas foram perdidas, mas a queda no número de novos casos e a diminuição do número de internados em decorrência da Covid-19 acendeu uma luz no fim do túnel. Por fim pensamos: “ufa, estamos quase lá”. No entanto, as mutações do vírus, naturais, é bom que se diga, acenderam o sinal de alerta e mais perguntas surgiram, como: as vacinas desenvolvidas protegem das variantes? Será necessário a aplicação de mais doses do que o prescrito pelos laboratórios? Corremos o risco de um novo pico da doença depois de estarmos nos encaminhando para uma situação de estabilidade? A variante Delta ameaça a superação da pandemia?

Por incrível que pareça, não há consenso entre autoridades governamentais, tampouco entre especialistas. Entre teorias de conspiração, onde uns defendem a tese de que o vírus foi criado em laboratório e outros defendem tratamentos experimentais, fica a população bebendo de diferentes fontes de informação, as vezes confusa com tantas notícias divergentes.

A despeito de tudo isso, em Dom Pedrito o que vemos é um cenário de queda em todas os indicativos relacionados à pandemia – o número de internados é menor; os pacientes internados em UTI diminuíram, bem como o total de casos ativos diagnosticados.

Recentemente o município de Dom Pedrito criou um Comitê Extraordinário de Superação da Pandemia da Covid-19 e que tem como principal objetivo organizar, planejar e realizar ações para o acompanhamento da retomada pós-pandêmica, o que representa uma postura preventiva do município em relação ao cenário atual.

No entanto, ainda é preciso manter a guarda alta, procurar receber a vacina, atender ao chamado para a segunda dose, manter os hábitos de higiene recomendados pelos profissionais de saúde. Só assim iremos, enquanto comunidade, superar este momento de dificuldade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios