NOTÍCIAS

Vacinação contra febre aftosa começa em primeiro de maio

Conforme nota do escritório local da Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA), assinada pelo fiscal agropecuário Robson Garagorry da Rosa, em maio começa a primeira etapa da vacinação contra febre aftosa no Estado. A vacinação será de 1 a 31 de maio.

A campanha tem por meta imunizar todos os bovinos. Um dos fatos muito bem salientados na nota é que a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) não vai realizar a doação de doses: cada produtor será o responsável por adquirir as doses para seu rebanho.

Segundo o documento, “o rebanho a ser imunizado em Dom Pedrito é de aproximadamente 360 mil bovídeos, correspondendo a 2,5% do rebanho gaúcho, que é composto por 14,5 milhões de cabeças, em 350 mil estabelecimentos, e a meta é ultrapassar a cobertura vacinal de 93%, tanto da população quanto de propriedades”.

A nota segue, “durante este período, todos os proprietários deverão comprar as doses necessárias para vacinação de seu rebanho e apresentar a Nota Fiscal nas inspetorias/escritórios veterinários de Defesa Agropecuária da SEAPI/RS, especificando a quantidade de animais vacinados por categoria”.

Sinais clínicos da doença

É importante que os produtores estejam alertas aos sintomas da doença: lesões na boca e patas, babeira e manqueira, notificando a Inspetoria sempre que houver animais suscetíveis (bovinos, búfalos, ovinos, caprinos e suínos) com sintoma compatível.

É necessário, também, comprovar a vacinação, com entrega da nota fiscal a Inspetoria até o dia 9 de junho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios