Unidade local da Corsan sob nova chefia
“Quero virar um cidadão pedritense”, afirmou Giosepe Maino Bica em entrevista

A unidade local da Corsan está sob nova chefia. Giosepe Maino Bica assume a incumbência, substituindo Cléber Aurélio Machado. Bica recebeu a reportagem da Qwerty Portal de Notícias e falou sobre diversos assuntos, entre metas e desafios que terá em Dom Pedrito. A entrevista completa será exibida no Jornal das Oito desta sexta-feira (9), às 20h, com transmissão na Qwerty TV (http://tv.qwerty.com.br) e no Facebook da Qwerty Portal de Notícias.
Natural de Canoas, Bica tem 40 anos e trabalha há 18 anos na Corsan. Já atuou em diversos municípios onde a Companhia é a responsável pelo abastecimento. “Sou oriundo da área operacional, instrutor da área comercial e até quarta-feira (7) era responsável pelo projeto estratégico da Implantação do Sistema Móvel de Serviço e era gerente do projeto estratégico de caça-fraudes do estado”, conta.
A oportunidade de atuar no município surgiu através das ligações que Bica mantém na Superintendência Regional do Pampa (Surpa). Bica conta que desde dezembro, quando encaminhava a finalização de um projeto, ele estava sendo sondado sobre a possibilidade de atuar na área de abrangência da Surpa. Uma das motivações foi pessoal, conta Bica, por considerar Dom Pedrito um ambiente mais adequado para sua família, além de buscar uma inserção na comunidade local.
Com olhar objetivo para problemas que a Companhia possa enfrentar, Giosepe relata estar chamando os servidores e conversando individualmente. “Não vejo na gestão anterior que tivesse um grande problema, mas eu vou trazer o meu jeito de trabalhar. Já gerenciei três grandes unidades da Corsan: Gravataí, Rio Grande e Passo Fundo, estou trazendo um pouco desta experiência para cá, para esta grande cidade que é Dom Pedrito”, pontua Bica, afirmando que é necessário enfrentar os problemas estruturais.
Questionado sobre o que muda em relação ao trabalho realizado em cidades maiores para Dom Pedrito, Bica responde que há, em certas ocasiões, uma pressão devido às influências presentes no município. “Aqui é uma panela de pressão, então qualquer evento é potencializado”, observa. A pretensão é buscar resolver os problemas, dando respostas mais ágeis.
Outro objetivo é potencializar a educação ambiental nas escolas. “Tenho a ideia de recolocar a educação ambiental em todas as escolas. Participar com a comunidade, fazê-la entender qual a relação que ela tem com água e com saneamento”. Bica lembra também sobre as obras de ampliação da rede de esgoto, além dos problemas pontuais; assim é necessário manter contato constante com a população.
Ele também lembra o buraco aberto na rua Major Alencastro da Fontoura, próximo à esquina com a rua Júlio de Castilhos. “Na semana que vem, ele estará sendo fechado”, afirma. As análises técnicas já foram feitas, constatando a existência de uma pequena vertente no local. Outro objetivo é efetivar melhorias no primeiro recalque – junto ao rio Santa Maria.
Bica também declara amor pela Caixa d’água que, na opinião dele, é um dos mais belos reservatórios do Estado.
Não deixe de conferir a entrevista completa, no Jornal das Oito desta sexta-feira, às 20h, na Qwerty TV (http://tv.qwerty.com.br) e no Facebook da Qwerty Portal de Notícias.