Uma filha de Dom Pedrito, do Compasso para o mundo

Recentemente, a comunidade pedritense pode acompanhar pela imprensa o registro da formatura de Luana Jardim Arosteguy da Rosa – filha do médico Marco Paulo da Rosa e da diretora do Compasso Centro de Dança, Luciane Jardim Arosteguy da Rosa – em Relações Internacionais, pela Ufrgs, ocorrida no dia 25 de janeiro de 2017.
Também está sendo divulgado que o Compasso Centro de Dança está completando 30 anos de fundação, que serão comemorados no dia 29 de abril, (Dia Internacional da Dança) durante jantar baile que acontecerá no Dom Pedrito Country Clube. O que a vida nos reserva pode ser fruto das circunstâncias, mas também o é de nossas escolhas. Luana teve berço na arte, confundindo-se seus primeiros passos neste mundo com os ritmos que embalavam seus sonhos, e os de sua família, numa das escolas de dança mais conceituadas de nosso País, o que é comprovado pelos incontáveis prêmios conquistados ao longo do tempo, em especial desde o surgimento da Compasso Companhia de Dança, em 1987.
Mas, também, desde que se estabeleceu em Porto Alegre, para estudar, em 2011, paralelamente à sua formação universitária, Luana optou por integrar o elenco do consagrado Ballet Vera Bublitz, dando sequência à sua formação em dança iniciada aqui, em Dom Pedrito, no ano 1997, quando estava apenas com 3 anos de idade.
Sua mãe, Luciane, recorda com carinho e orgulho que em sua escola Luana frequentou aulas de ballet clássico, jazz e dança contemporânea, tendo participado de vários festivais e conquistado inúmeras premiações para o Compasso. E hoje, ao tempo em que registramos a formatura de Luana, ainda podemos anunciar que, com sua participação, o Ballet Vera Bublitz conquistou, em fevereiro de 2017, o 1º lugar em Dança Contemporânea no Festival Tanzolymp, em Berlim, Alemanha, considerado um dos maiores eventos do gênero na Europa.
Escolhidos para representar o Brasil na seletiva oficial realizada em São Paulo, em agosto de 2016, os 23 bailarinos viajaram para a capital alemã no dia 13 de fevereiro, acompanhados da diretora Carlla Bublitz.
“Luana, como parte do elenco do Ballet Vera Bublitz, tem tido a oportunidade de fazer aulas com profissionais de diversos países, como: Leonid Shiev, Andrei Vassiliev e Vladimir Rybiakov (Rússia), Raul Candal (Argentina) e Marlene Lago (Uruguai), entre outros”, conta-nos, a propósito, a professora Luciane da Rosa.
Registrar os méritos e as conquistas de nossos conterrâneos sempre é motivo de muita satisfação para nós, da imprensa, que outras vezes, por força do ofício, somos obrigados a divulgar fatos e notícias que nos desapontam e entristecem. Melhor se torna, ainda, quando nestes momentos em que podemos divulgar boas novas, possamos fazê-lo falando de uma família que tanto tem feito por esta comunidade no âmbito de sua cultura, através da diretora do Compasso, Luciane da Rosa, e no da saúde pública, pelo trabalho competente do médico Marco Paulo da Rosa. Parabéns!!!
Silvio Bermann – Jornalista – MTE 18.189