- DestaquesVARIEDADES

Uma exposição que conta a história de Dom Pedrito

A exposição traz desde os remanescentes fósseis de milhões de anos, passando pelos artefatos indígenas, a presença da Igreja, a chegada dos primeiros sesmeiros, mapas da povoação de meados do século XIX

O Museu Paulo Firpo, da VI Região Museológica, abriu dia 7 de dezembro, a primeira sala da grande exposição, cuja temática será HISTÓRIA, SOCIEDADE E TRABALHO. Essa primeira sala contempla o início da história do município de Dom Pedrito e apresenta peças que não haviam sido expostas até então, o que tem atraído bom número de visitantes.

A exposição traz desde os remanescentes fósseis de milhões de anos, passando pelos artefatos indígenas, a presença da Igreja, a chegada dos primeiros sesmeiros, mapas da povoação de meados do século XIX, finalizando com a figura de Paulo Firpo, a principal fonte de nossa memória histórica.

Desde 1º de fevereiro, o museu de Dom Pedrito também está apresentando “Artefatos Indígenas na Coleção Sebastião Dalísio Freire e outros aportes”: Artefatos em pedra lascada e polida, cerâmicas, ilustradas com imagens e textos, compõem a exposição, montada em textura de estopa.

Está à disposição dos visitantes um dispositivo intitulado SAIBA MAIS… Com informações complementares. Essa exposição vai ao encontro da proposta da Secretaria de Estado de Educação — Seduc –, no que tange ao estudo e valorização das relações étnicas e culturais previstas para o Referencial Curricular Gaúcho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios