- DestaquesNOTÍCIAS

Troca de tiros e invasão são registrados no presídio de Dom Pedrito

Vários materiais foram apreendidos durante a ação

Uma troca de tiros e invasão de criminosos foi registrada na noite de sábado para domingo, no Presídio Estadual de Dom Pedrito. Em verdade, foram dois momentos em que criminosos invadiram o pátio externo da casa prisional na tentativa de entregar aos detentos, pacotes que geralmente contém drogas, celulares e carregadores. O fato foi confirmado pela nossa reportagem com a direção da instituição.

O primeiro confronto ocorreu por volta das 20h de sábado, em que os plantonistas, após identificarem a invasão na parte do anexo, conseguiram dispersar os bandidos. Depois disso, já na madrugada de domingo, pouco depois da meia noite, cinco indivíduos cortaram a tela e subiram no telhado do presídio, momento em que os policiais penais de plantão acionaram a sirene e efetuaram disparos de arma de fogo na tentativa de afugentar os criminosos, que revidaram, mesmo após descer do telhado, oportunidade em que foram registrados diversos disparos de arma de fogo.

Materiais apreendidos

  • 14 celulares
  • 12 carregadores
  • 19 cabos USB
  • 1 fone de ouvido
  • 1 tablete de substância semelhante à cocaína

O que outras fontes revelaram à reportagem

O problema poderia ter sido maior ainda, uma vez que os bandidos não conseguiram entregar a “encomenda”. Insatisfeitos, teria havido um princípio de motim, situação que felizmente foi contornada pelos policiais penais de serviço.

Em razão da gravidade da situação, foi necessário a presença da Brigada Militar que reforçou a segurança na área externa. Vários materiais ilícitos foram apreendidos e um indivíduo preso pelos brigadianos, sem contudo, confirmar se ele tinha ligação ou não com a invasão.

Situação insustentável

Relatos que chegam ao jornalismo do Portal Mais Dom Pedrito mostram um cenário de extremo perigo, tanto para os policiais penais, quanto para os detentos. Invasões como essa tem sido registradas semanalmente e só serão mitigadas com a construção de um muro em volta da casa prisional, entre outras medidas.

Uma granada sem pino

Clima de tensão e servidores afastados por desgaste emocional tem sido a rotina dos servidores da Susepe. O baixo efetivo e as más condições de trabalho, como a falta de uma estrutura externa que impeça a invasão de criminosos tem gerado o medo entre os servidores e perigo de motim, com resultados imprevisíveis.

Não é falta de aviso

O Portal Mais Dom Pedrito tem, vez por outras, e mesmo com a falta de informações oficiais por parte da Susepe, alertado a comunidade e as autoridades sobre a situação vivida no Presídio Estadual de Dom Pedrito. É sabido que o sistema prisional brasileiro e gaúcho está quase colapsando, mas alertar e cobrar é dever da imprensa e da sociedade como um todo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios