Transtorno do Espectro Autista – um dia de conquistas
Foram distribuídas as primeiras carteirinhas de identificação das crianças e adolescentes diagnosticadas com autismo em Dom Pedrito

No final da manhã desta quarta-feira (21), o prefeito Mário Augusto, na presença de autoridades e dos membros da Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Dom Pedrito (APAADP), fez a entrega das 29 carteirinhas de identificação das crianças e adolescentes diagnosticadas com autismo em Dom Pedrito, que segundo a Lei Municipal Nº 2.413, “Estabelece prioridade no atendimento em estabelecimentos públicos e privados no município de Dom Pedrito”.
Além das carteiras de identificação, o prefeito também fixou placa no Setor de Protocolo da prefeitura, como sendo o primeiro local público de atendimento com o símbolo do autismo incluso na placa de atendimento prioritário.
O momento foi carregado de emoção, principalmente para os familiares das crianças e jovens autistas. “Vocês são guerreiros e é o amor de vocês que faz com que esse momento seja tão importante para todos nós”, destacou o prefeito.
Antes de encerrar a cerimônia, o prefeito, junto ao seu pai Luiz Augusto Gonçalves, anunciou a doação de uma potra para a APAADP, de propriedade do plantel da família para que o animal, depois de domado, seja utilizado na equoterapia das crianças e adolescentes autistas.
Conforme Marina Cassiano, presidente da APAADP, a Lei foi o passo inicial para as conquistas que já iniciaram. “Depois da Lei precisávamos das carteirinhas e, agora, precisamos da conscientização do comércio na adequação da Lei. Estamos muito felizes. É o primeiro passo de uma grande caminhada que temos pela frente. Agradecemos o vereador Jonathan Duarte autor do projeto de Lei, aos vereadores que votaram favoravelmente e ao prefeito que abraçou a nossa causa”, agradeceu ela. Fonte: Departamento de Comunicação da prefeitura de Dom Pedrito