Trânsito seguro e responsável é tema de roda de conversa
Promovida pela Comissão Temporária em Defesa do Trânsito Seguro, a atividade contou com a participação da PRF e de estudantes do ensino médio

O auditório Neli Firpo, localizado aos fundos do Instituto Artístico Carlos Gomes, o conservatório, sediou na manhã desta sexta-feira (23) uma palestra alusiva a Semana Nacional do Trânsito, que teve início no último dia 18. O encontro foi comandado pelo policial rodoviário federal Rodrigo Dias, e a conversa foi direcionada para estudantes do terceiro ano do ensino médio de diversas escolas pedritenses. “A gente focou nesse público porque essa é a idade em que eles estão próximos [de fazer] a sua carteira de motorista, então pensamos que seria o mais objetivo”, pontuou a vereadora Rosemeri Martins dos Santos, presidente da Comissão Temporária em Defesa do Trânsito Seguro no município.
Conduzido de forma descontraída, o bate-papo abordou questões como a importância de respeitar as sinalizações, o uso do cinto de segurança, e também fatores presentes no cotidiano, como a direção sem CNH e o perigo do uso de álcool e celular pelos condutores.
Para o diretor do Núcleo de Trânsito, Antônio Barreto de Lima, a oportunidade de dialogar com os adolescentes é fundamental para a formação dos futuros motoristas. “Nós precisamos tirar o pé do acelerador e colocar a mão na consciência. Nós precisamos fazer muita coisa pra melhorar o trânsito em Dom Pedrito”, salientou. Barreto ainda destacou que “o trânsito é feito por várias mãos, ele é construído em conjunto com a sociedade, e nós temos que sempre nos colocar no lugar do outro”.
Além dos estudantes, a atividade contou também com a participação de autoridades e lideranças do município, como secretários, vereadores e militares. O vice-prefeito, Diego da Rosa Cruz, o Guiga, enfatizou a necessidade de abordar essas temáticas. Para ele “É a permanência dos assuntos debatidos que não nos fazem cair no esquecimento”, destacou.
A ação foi organizada pela Comissão Temporária em Defesa do Trânsito Seguro, que é composta pelo Poder Legislativo, Núcleo de Trânsito, Secretaria de Educação e pelo Movimento Maio Amarelo.


