Terça-feira de tempo bom, mas véspera de chuva
Novas instabilidades podem causar precipitações na quarta e quinta-feira na região da Campanha

A terça-feira (8) será de tempo instável na metade norte do Rio Grande do Sul. Há previsão de pancadas moderadas de chuva, acompanhadas de trovoadas e descargas elétricas. Segundo os meteorologistas, isso ocorre por conta de uma frente fria que passa sobre o Estado. Já na Metade Sul, o tempo fica firme, com sol entre nuvens. Unistalda, na Região Central, Ubiretama, no Noroeste, e Vitória das Missões, nas Missões, registram o maior acumulado do RS: 24mm (cerca de 17% do volume de chuva esperado para o mês nos municípios).
A temperatura mínima do dia, de 14°C, aparece em São José dos Ausentes, na Serra, e em Pedras Altas, no sul gaúcho. Já a máxima está prevista para Novo Tiradentes, no Norte: 38°C. Os termômetros de Porto Alegre vão de 23°C a 29°C.
De acordo com a Climatempo, na quarta-feira (9), um novo sistema de baixa pressão atmosférica favorece o avanço da chuva por todo o território gaúcho. As precipitações aparecem de forma isolada ao longo do dia. Ainda assim, podem ocorrer temporais, com trovoadas, descargas elétricas, ventania e até queda de granizo, principalmente na Metade Sul. Os maiores acumulados devem aparecer em Lavras do Sul, na Região Central, e em Santana do Livramento e São Francisco de Assis, as duas na Fronteira Oeste: 36mm (em torno de 30% do volume de chuva previsto para março nos municípios)
Pela manhã, Pedras Altas, no Sul, marca 15°C — a mínima do RS. Já a máxima, de 38°C, será, mais uma vez, em Novo Tiradentes, no Norte. Na Capital, a variação térmica fica entre 22°C e 32°C.
Fonte: GZH.
Em Dom Pedrito
Após uma segunda-feira chuvosa em Dom Pedrito, onde foram registrados 25 mm de acordo com o pluviômetro da Qwerty, localizado no centro da cidade, a terça-feira iniciou com temperaturas agradáveis e céu claro. A previsão para este dia é de tempo firme e sem chuva. Mínimas de 18°C e máximas que não ultrapassam os 28°C.
Amanhã (09) as instabilidades devem retornar à região da Campanha, quando são previstos 36 mm na Capital da Paz. Por conta das precipitações, as temperaturas sofrem poucas alterações: as mínimas esperadas são de 21°C e as máximas novamente não passam dos 28°C.
A chuva pode se estender até a próxima quinta-feira (10) quando, segundo informações do site da Somar Meteorologia, são esperados 24 mm em Dom Pedrito.