Técnicos de enfermagem programam paralisação pelo piso, em Dom Pedrito
Manifestação está prevista para acontecer durante todo o dia 28, em frente ao Posto Central

Na próxima quarta-feira (28), está previsto para acontecer uma paralisação técnicos em enfermagem do quadro de servidores da Secretaria de Saúde de Dom Pedrito. O motivo, segundo fontes de nossa reportagem, é o não pagamento do piso salarial da categoria. Das 8h às 16h30min, os trabalhadores estarão concentrados em frente ao Posto Central, demonstrando a sua insatisfação.
O projeto foi aprovado na Câmara Federal ainda em 2022 e de lá para cá, governo, estados e municípios debatem formas de colocar em prática a medida que impacta, queira ou não, nas despesas públicas e privadas.
Na pauta do STF, o piso da enfermagem aguarda conclusão da votação para começar a valer de fato. O ministro Dias Toffoli, por exemplo, votou nesta sexta-feira, para que no caso dos trabalhadores da iniciativa privada, o piso seja pago de forma regionalizada, respeitando as características de cada estado.
A posição do ministro acompanha parcialmente a proposta do relator, Roberto Barroso, que na semana passada apresentou, pela primeira vez em um julgamento da Corte, um voto conjunto com o ministro Gilmar Mendes.
O Supremo retomou na madrugada desta sexta-feira (23) a análise sobre a decisão de Barroso que liberou a aplicação do piso nacional salarial da enfermagem, mas com novas regras e condicionantes. O julgamento está sendo feito em sessão do plenário virtual que vai até 30 de junho. No formato, não há debate. Os ministros depositam seus votos no sistema eletrônico da Corte.