Sisu é marcado para abril e vai usar notas do Enem 2020

O Ministério da Educação MEC emitiu, na noite de sexta-feira (11), uma nota confirmando que o Sisu está previsto para ocorrer em abril, isto é, depois da divulgação das notas do Enem 2020. O comunicado foi feito poucas horas depois de o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmar que o Sisu estava marcado para o final de janeiro e, portanto, não contemplaria os resultados do Exame.
Adiado em razão da pandemia, o Enem 2020 está marcado para janeiro de 2021, com previsão de divulgação dos resultados em 29 de março do próximo ano. Por este motivo, esclarece a nota, os processos seletivos do Prouni e do Fies, nas edições do primeiro semestre de 2021, vão exigir dos candidatos notas de anos anteriores do exame. Já o Sisu, marcado para abril, vai usar as notas das provas de 2020
A fim de se ajustar ao calendário das instituições de Ensino Superior privadas, que devem iniciar as atividades a partir de fevereiro, o MEC vai permitir que os candidatos usem a nota do Enem 2019 para a primeira edição do Prouni 2021. Para o Fies, o candidato pode usar notas do Enem desde 2010.
Para aqueles que estão concluindo o Ensino Médio em 2020, o MEC prevê a abertura de processos seletivos do Prouni e do Fies logo após o Sisu. Assim, os candidatos já poderão usar as notas do Enem 2020. No caso do Fies, poderão disputar as vagas os candidatos que tenham notas das edições mais recentes do Enem, desde 2010.
Fonte: GaúchaZH