Sindicato dos Comerciários realizará assembleia para debater abertura do comércio nos dias 24 e 31

O Sindicato dos Comerciários realizará na quinta-feira (14) uma assembleia extraordinária para deliberar sobre a possibilidade de abertura do comércio local nos domingos, dias 24 e 31, respectivamente. Quem informa é o presidente da entidade sindical e também vereador pelo PMDB, Ricardo Schluter, que é contrário à medida. De acordo com uma postagem na rede social do parlamentar, existe uma manifestação favorável – por parte de alguns empresários – a abertura do comércio nestes dias.
A postagem também especifica que a lei municipal nº 196/1990 estabelece o funcionamento do comércio de segunda a sábado, das 8h às 20h, entretanto, a lei não restringe abertura de comércios nos domingos e feriados onde o proprietário é o responsável pelo atendimento. Seria necessário um decreto do prefeito Mário Augusto de Freire Gonçalves, conforme art. 3º da lei, para que os comércios possam funcionar nestes dias.
O parlamentar manifesta na postagem que em reunião realizada no dia 5, com a presença do mandatário, foi informado ao vereador que o decreto seria efetivado.
A assembleia será realizada na próxima quinta-feira (14), às 20h30, na sede social do Clube Comercial – rua Bernardino Ângelo, 915.
Entramos em contato com o Departamento de Comunicação da Prefeitura, onde foi informado que não há uma decisão tomada pelo prefeito, mas que ele está buscando diálogo com as entidades ‘para melhor acolher às solicitações públicas’.
Schluter remeteu à reportagem o texto da lei 196/1990, veja na galeria abaixo – clique para ampliar: