Sexta-feira 13. Você tem superstição com esse dia?
Faz ou deixa de fazer alguma coisa por medo da data?

A pergunta do título poderia ter sido formulada de outra forma, afinal quem é supersticioso considera, na maioria das vezes, esse dia como mensageiro de más notícias. Quando ele cai no mês de agosto então, o medo é ainda maior. Isso chega ao ponto de algumas pessoas não tomarem decisões importantes, em uma sexta-feira 13, nem se fala
Mas qual é a origem do temor nessa data? Em uma pesquisa ligeira, encontra-se algumas razões para considerar a data como azarada.
Na tradição bíblica, por exemplo, o conceito de sextas-feiras infelizes remonta ainda mais longe do que a crucificação: diz-se que o dia da semana foi quando Adão e Eva comeram o fruto proibido da Árvore do Conhecimento; o dia em que Caim assassinou seu irmão, Abel; o dia em que o Templo de Salomão foi derrubado; e o dia em que a arca de Noé zarpou no Grande Dilúvio. Entre a cristandade podem ser estes alguns dos motivos para tomar esse dia como não muito bom.
Ah, e quem não se lembra da série de filmes com o mesmo nome, onde um assassino com máscara de hóquei chamado Jason Voorhees notabilizou ainda mais esta sexta-feira.
Mas a crença não é unanimidade. Na Grécia e nos países de língua espanhola, é a terça-feira, 13, que é considerado um dia de azar, enquanto na Itália, é sexta-feira, 17, que se depara com o medo.
As histórias em torno dessa data se perdem na noite dos tempos e com paciência e um pouco de imaginação poderemos encontrar as mais variadas justificativas para considerá-lo um dia de azar.
E você, o que faz ou deixa de fazer nesse dia?