Sessão histórica comemora os 150 da Câmara de Vereadores de Dom PEdrito

A sessão da Câmara de Vereadores de Dom Pedrito de 4 de abril de 2012 teve o grande expediente dedicado ao aniversário de seus 150 anos de instalação. Criado no dia 2 de abril de 1873, um ano após Dom Pedrito ter sido elevada a categoria de vila, desmembrando-se de Bagé, o Legislativo pedritense foi empossado com 12 vereadores, sendo o primeiro presidente Antônio Marques França, que dá nome ao prédio atual.
Com os três poderes representados, Executivo – Mario Augusto de Freire Gonçalves; Legislativo – Luiz Carlos Moraes Costa e Judiciário – os Magistrados Liz Grachten e Diego Carvalho Locatelli, os vereadores, da tribuna, reportaram a história e a política de Dom Pedrito nestes 150 anos. Presente, também, o Museólogo Adilson Nunes de Oliveira, que colaborou com informações para o desenvolvimento do evento.
Votos de Louvor
Um momento significativo foi à homenagem a dois ex-vereadores que representam épocas distintas na cronologia da legislatura e com relevantes serviços prestados a comunidade. Luiz Mário de Moraes Gonçalves, médico, sendo o ex-vereador mais antigo de nossa cidade. Foi eleito em 15 de novembro de 1951 ao lado de Moacyr Dias, Antenor Madruga, Aristóteles Melo, Danton Machado Maciel, Milton Garcia Dutra, Alcebíades Jardim de Quadros, Longuinho Carvalho de Souza e Lucidoro Brito. Maria Lydia Brandi Vieira, odontóloga, foi à única mulher eleita em 15 de novembro de 1988 e a ex-vereadora mais antiga. Seus pares foram Airton Gonçalves, Canroberte Rodrigues, Fortunato Piemoline, Gastão Brum Espinosa, Hiltom Ender Silva Lopes, Ipogican Pardelinhas, João de Deus Gonçalves Vargas, Lídio Dalla Nora Bastos, Nelson Machado, Nilton da Rosa Vargas, Nolfre Laus Rodrigues, Odin D’Avila Silveira, Ruy Raguzzoni e Sergio Roberto Vieira.