Servidores e Executivo seguem em impasse após laudo de insalubridade
Trabalhadores da Secretaria de Saúde afirmam que haverá paralização caso acordo não seja firmado

Após quase 30 dias desde que o Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT) ser retirado de tramitação na Câmara de Vereadores de Dom Pedrito para passar por revisão, Poder Executivo e servidores municipais ainda vivem um impasse sobre as mudanças apresentadas no documento e consideradas injustas por parte dos trabalhadores da Prefeitura.
No dia 04 deste mês, uma reunião com representantes do Executivo e servidores de cada secretaria, onde foram levados novos relatórios sobre as atividades e funções de cada funcionário das pastas, avançou pouco no objetivo de resolver as divergências que se arrastam desde que o lauto trouxe modificações no pagamento das taxas de insalubridade para boa parte do funcionalismo municipal.
De acordo com a psicóloga Bárbara Castro Delabary, caso uma solução não seja encontrada nos próximos 11 dias, quando é o fim do prazo legal solicitado pela Prefeitura, os servidores da Secretária de Saúde irão realizar manifestações e paralizações para pleitear os valores que consideram justos.
A empresa RC Segurança do Trabalho se manifestou através de nota. Eles afirmam que “a nossa missão não envolve qualquer intuito de prejudicar terceiros, mas sim a dedicação para conduzir um trabalho de alta seriedade e responsabilidade. Sendo um trabalho totalmente técnico e embasado nas normas vigentes”.
A empresa também relata que pedidos de revisão foram feitos por parte da administração de Dom Pedrito e que “Estamos atualmente empenhados em um diálogo construtivo com a equipe executiva, conforme os pedidos de revisão recebidos. Planejamos nos comunicar diretamente com o Executivo assim que concluirmos este processo meticuloso, a fim de fornecer uma atualização abrangente e oportuna”.
Confira abaixo a nota na íntegra:
Nota Oficial
A RC Segurança do Trabalho, uma empresa de renome e amplamente respeitada, está presente em todo o território nacional prestando serviços para mais de 80 Municípios. Nosso compromisso primordial é a execução de trabalhos técnicos, sempre aderindo às normas e legislações em vigor.
Frisamos que a nossa missão não envolve qualquer intuito de prejudicar terceiros, mas sim a dedicação para conduzir um trabalho de alta seriedade e responsabilidade. Sendo um trabalho totalmente técnico e embasado nas normas vigentes.
Estamos atualmente empenhados em um diálogo construtivo com a equipe executiva, conforme os pedidos de revisão recebidos. Planejamos nos comunicar diretamente com o Executivo assim que concluirmos este processo meticuloso, a fim de fornecer uma atualização abrangente e oportuna.”
Garantimos que todas as solicitações de esclarecimentos serão devidamente respondidas. Agradecemos a compreensão de todos e reiteramos o nosso compromisso com a integridade e a transparência.”
Pato Branco, 13 de julho de 2023.