Semana inicia com chuva na Capital da Paz
Instabilidades devem se manter na região até terça-feira

A semana deve começar com chuva em todo o Rio Grande do Sul. Na segunda-feira (21), uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical que faz a chuva avançar no Estado. Há alerta de chuva frequente e de temporais em todas as regiões, com trovoadas e acumulados elevados. As temperaturas, então, começam a cair.
Antes do tempo chuvoso, o domingo vai ter sol e temperaturas altas. A formação do ciclone se dá sobretudo com a chegada da frente fria ao Estado, e seu maior impacto está na formação dos temporais. As tempestades já começam na manhã da segunda-feira na Fronteira Oeste e se espalham ao final da manhã e durante a tarde nas demais áreas do RS. Devem ocorrer chuva forte, trovoadas e ventania.
Na terça-feira (22), conforme a frente fria se desloca para o oceano, a chuva diminui na Fronteira Oeste e o ar seco já predomina. Nas demais áreas do Estado, ainda há condições de chuva e tempo mais fechado. Os temporais ainda poderão ocorrer em toda a Região Metropolitana, na Serra Gaúcha e no Litoral Norte.
A tendência é de que a partir da quarta-feira (23), a chuva diminua, já que a frente fria estará afastada da costa. Mas o ar seco e mais frio que vem na sua retaguarda deixa o tempo aberto, com poucas nuvens e temperaturas amenas.
Em Dom Pedrito
Como já era apontado pelos especialistas, a semana começou com chuva na Capital da Paz. Com as instabilidades, as temperaturas nesta segunda-feira (21) permanecem amenas, com mínimas de 21°C e máximas que não ultrapassam os 26°C. Falando em precipitações, os volumes previstos têm variações nos sites de meteorologia: a Somar Meteorologia calcula 36 milímetros para hoje, mas o Yr prevê apenas 13 mm.
Amanhã (22), as instabilidades devem seguir vigentes em Dom Pedrito. Pelo menos isso é o que prevê a Somar Meteorologia, que aponta mais 20 mm para esta terça-feira no município. As temperaturas não sobem muito neste dia, quando são esperadas mínimas de 17°C e máximas que não passam dos 22°C.
Na quarta-feira (23) o tempo volta a firmar na região da Campanha, mas as temperaturas não sobem muito: mínimas de 14°C e máximas que não ultrapassam os 24°C.