Segurança nas escolas vira alvo de debate em fórum promovido pela Secretaria de Educação
Evento aconteceu na manhã de hoje (14)

O auditório Nely Firpo, localizado aos fundos do Instituto Artístico Carlos Gomes, sediou na manhã de hoje (14), um fórum sobre segurança nas escolas. O evento foi promovido pela Secretaria de Educação e contou com a participação do chefe do Executivo, Mário Augusto de Freire Gonçalves, da vereadora Rosemeri Martins dos Santos e do chefe da pasta proponente do debate, secretário Marco Antônio Rodrigues.
Dividido em dois blocos, e com uma plateia formada em sua maioria por professores, o ato contou com a presença de representantes e lideranças de diversos segmentos da sociedade que dialogaram sobre o tema em busca de tranquilizar a população e buscar soluções conjuntas que aumentem o nível de segurança preventiva nas escolas do município.
Participaram da atividade membros do poder Judiciário, Policia Civil, Brigada Militar, Conselho Tutelar, Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Corpo de Bombeiros, Secretaria de Saúde e Secretaria do Trabalho e Assistência Social.
Segundo o prefeito Mário Augusto de Freire Gonçalves, a ideia agora é levar essa mesma discussão aos bairros da cidade, em um horário adequado para que as famílias dos alunos possam se fazer presentes e participar da conversa.
Primeiras medidas
Uma das primeiras ações colocadas em prática para transmitir segurança na comunidade, após as inúmeras mensagens que circularam por grupos de WhatsApp da Capital da Paz nos últimos dias, foi a intensificação no patrulhamento feito pela Brigada Militar no entorno das instituições de ensino, tanto da rede municipal quanto estadual.
Outra ideia, proposta pelo Executivo durante a conversa, diz respeito à instalação de câmeras de segurança e até mesmo de um botão antipânico (interligado às forças de segurança) nas instituições do município, além da criação de um canal de contato direto com a Secretaria de Educação que permita que a comunidade tire suas dúvidas e emita alertas em caso de suspeitas, mas sem ocasionar um ‘pânico geral’.
Escola Segura
Após os inúmeros registros de ataques em escolas brasileiras nas últimas semanas, o Ministério da Justiça e Segurança Pública criou o canal ‘Escola Seguro’, publicado na página do Governo Federal no último dia 07. O espaço é destinado ao envio de informações sobre possíveis ameaças ou atentados contra as instituições de ensino em todo o país. As denuncias podem ser feitas pelo site www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura ou diretamente com as forças de segurança através dos telefones 190 (Brigada Militar) e 197 ou 181 (Polícia Civil).
