Segundo caso de Chikungunya é confirmado em Dom Pedrito
Resultado chegou ontem ao município; a paciente, uma criança de 8 anos, já está recuperada da doença

Foi confirmado ontem, terça-feira (20), o segundo caso de Chikungunya da Capital da Paz. A informação foi divulgada pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Dom Pedrito através de um comunicado vinculado às redes sociais da prefeitura. O texto destaca que esse é mais um caso autóctone, ou seja, contraído no próprio município. Já recuperada, a paciente é uma criança de 8 anos, moradora do Assentamento Upacaraí.
Segundo a prefeitura “a coleta foi solicitada pela médica pediatra diante dos sintomas apresentados como: febre alta, dor de cabeça, náuseas, vômitos, inapetência e prostração”. O caso foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (LACEN).
A Chikungunya é um tipo de arbovirose, doença causada por vírus que, em sua maioria, são transmitidos pela picada de mosquitos contaminados. O mais comum deles é o Aedes aegypti, principal agente transmissor de enfermidades como a dengue, a febre amarela urbana e o zika vírus, causador da microcefalia.
Vale ressaltar que a doença não é transmissível de pessoa para pessoa. Sem vacinas ou medicamentos contra a doença, a única forma de combate ao mosquito é evitar o acúmulo de água parada.