Segunda-feira de chuva em Dom Pedrito
Frio será intenso no RS, mas não deverá quebrar recordes

Uma frente fria avança na segunda-feira (26) e provoca chuva por praticamente todo o Rio Grande do Sul. O tempo instável predomina até terça-feira (27), intercalado com períodos de céu bastante nublado. Na Campanha e Região Sul, os volumes de chuva tendem a ser mais elevados, inclusive com ventos com velocidade de até 50 km/h. Somente no extremo norte e Campos de Cima da Serra o tempo firme predomina.
O calor que marcou o fim de semana terá fim com a chegada da chuva. Já na terça-feira o veranico de julho acaba e as mínimas serão típicas de inverno, variando de 5º C (na fronteira oeste) a 7º C (na Capital).
Na quarta-feira (28), a chegada de uma nova massa de ar frio volta a despencar as temperaturas por todo o Rio Grande do Sul e, mais uma vez, há previsão de geada ampla em praticamente todo o Estado, com exceção do Litoral. A entrada de umidade favorece a ocorrência de neve nos Campos de Cima da Serra, no período da noite. A partir de quinta-feira (29), algumas áreas de instabilidade trazem umidade para o extremo norte e Serra. Associada às baixas temperaturas, ela favorece a formação de nuvens carregadas e queda de neve. Essa precipitação invernal pode ocorrer já na madrugada e persistir durante a manhã e tarde. Nas demais áreas do o frio também predomina, e há previsão de geada na faixa oeste gaúcha.
Em Dom Pedrito
A segunda-feira (26), começou com chuva. As primeiras pancadas vieram pouco antes das 7h, confirmando a previsão dos especialistas. A temperatura mínima baixou um pouco (10° C), bem menor daquelas registradas no final de semana. A máxima também não sobe muito, devendo ficar na faixa dos 16° C. Para hoje, o volume acumulado de chuva deve alcançar os 30 mm. Até às 11h, 8 mm haviam sido registrados no pluviômetro da Qwerty. Para amanhã, tempo firme e diminuição na temperatura.
Fonte: GaúchaZH/Climatempo/Somar