NOTÍCIAS

Secretário dos Transportes vai a Brasília tratar sobre abandono das operações da Rumo ALL na Fronteira Oeste

Como já noticiado na semana passada, a Rumo ALL declarou que vai abandonar as operações nos portos secos de Santana do Livramento e Rivera no dia 31 de janeiro. O secretário dos Transportes do Rio Grande do Sul, Pedro Westphalen, reuniu-se, na segunda-feira (16), com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, para avaliar e tentar reverter a questão. As informações são do jornal A Plateia.

Uma das preocupações, além do impacto econômico, são os tratados internacionais entre as alfândegas de Brasil, Uruguai e Argentina. Durante a audiência, o ministro garantiu que vai empenhar esforços para que os portos não sejam desativados e deverá tratar politicamente com a empresa, acreditando que a mesma poderá rever sua posição.

Westphalen destacou a importância das operações ferroviárias, salientando que se a alfândega não funcionar, cargas ficarão retidas no país e mercadorias de outros países não poderão entrar, afetando a economia da região sul. Para evitar o fechamento, a Casa Civil e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) devem reunir-se com os diretores da Rumo ALL nos próximos dias.

A Rumo justifica o abandono das operações pela falta de visibilidade econômica, alegando que os custos operacionais são altos e o retorno financeiro não é vantajoso. A Secretaria dos Transportes questiona este posicionamento, tendo em vista que já houve diversas tratativas para identificação das prioridades de atuação, visando melhorar a malha ferroviária, pois o governo tem como objetivo ampliar a utilização das ferrovias.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios