Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social realizou diversas atividades em 2017

Atender a população através de programas, projetos, serviços e benefícios sócio-assistenciais de proteção básica, especialmente de média e alta complexidade e, principalmente, oferecer apoio a quem mais precisa. Esse é o trabalho de extrema importância realizado pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, coordenado pela secretária Evanda Fenner Massirer e pela adjunta Marcelle Lehr.
A secretaria conta com uma equipe de aproximadamente 85 colaboradores, entre eles assistentes sociais, psicólogos, monitores de abrigo, atendentes, coordenadores, administradores, cozinheiros, nutricionistas e motoristas.
Ilha das Família
Durante o ano de 2017, o projeto Ilha das Famílias foi uma das principais ações da secretaria. Previsto no plano de governo da atual gestão, foi um sucesso imediato, abrangendo os bairros mais afastados e também a zona rural do município. O objetivo inicial do Ilha das Famílias é promover atividades e serviços gratuitos às pessoas dos bairros beneficiados e atender a população carente.
Virando o jogo
Ainda no ano de 2017, a equipe da secretaria deu início ao projeto Virando o Jogo, em parceria com a Assessoria de Esporte e Lazer e a empresa Dachery. O projeto visa promover atividades esportivas para as crianças que estão cadastradas no programa Bolsa Família.
Qualificação
E as conquistas não param por ai. A Prefeitura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), trouxeram para a cidade a unidade móvel do Senai que oferece opções de cursos na área de construção civil para as pessoas de baixa renda, com o objetivo de ofertar qualificação profissional. As primeiras turmas já concluíram os cursos e receberam os seus certificados e os próximos alunos ingressam neste mês de janeiro.
Programas sociais
A secretaria também disponibiliza diversos programas sociais que atendem a população de baixa renda do município, como por exemplo, o Cadastro Único. Através do Cadastro Único as famílias têm acesso aos seguintes programas, conforme o caso: Programa Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Carteira do Idoso, Telefone Popular, Carta Social, Tarifa Social de Energia Elétrica e isenção de taxa em concurso público.
No ano passado, a cidade foi atingida por inúmeras enchentes que atingiram a população ribeirinha. Para amenizar o sofrimento das famílias, a secretaria ofereceu cestas básicas às pessoas que estão inscritas no Cadastro Único, com uma ajuda que fez toda a diferença na vida das pessoas. “Neste ano de 2018, os principais projetos deverão ter continuidade, como o Ilha das Famílias, Virando o Jogo, os cursos de construção civil e muitos outros serviços que são oferecidos à população terão espaço em meio a outros que estão por vir”, afirma a secretária Evanda.
Fonte: Prefeitura Municipal