Secretária de Educação fala sobre primeiros dois meses a frente da Pasta e exalta projeto da CDL que contempla escola municipal

A secretária de Educação e Cultura, Melize Quadros Xavier, em entrevista, falou sobre os primeiros 60 dias a frente da Pasta. Durante a conversa, os mais diversos assuntos foram comentados: nomeação de novos professores, transporte escolar, estrutura das escolas (em especial o projeto idealizado pela CDL que adotou a escola Alexandre Vieira) e os desafios até aqui apresentados. O ano letivo na rede municipal já teve início. Os alunos apresentam-se nas escolas na próxima segunda-feira (6).
Melize não fugiu de temas considerados problemáticos, como o transporte escolar na zona rural.
Abertura do ano letivo
A secretária comenta que no primeiro momento está sendo planejado o ano letivo entre os supervisores da Secretaria, além do planejamento realizado individualmente em cada escola. “Na segunda-feira será a apresentação dos alunos, cada escola terá o seu horário, será um critério de cada educandário”, comenta Melize. Assim, é importante que os pais e/ou responsáveis informem-se nas respectivas escolas sobre o cronograma de apresentações.
Doação de escola ainda é semioficial
Foi anunciado de que o Estado doou a Escola do Obelisco ao município, mas Melize diz que a doação foi citada como certa, mas não oficializada de forma documental. “É uma estrutura bastante deficitária, mas não faremos nenhuma alteração na estrutura sem uma doação oficial da Escola, aguardamos um documento oficial”.
Professores na rede municipal
É reconhecido pela secretária que o quadro não está completo. “Está indo, para a Câmara, o processo legal para nomeação de novos professores. Há o impacto na folha do município que precisa passar pelo Legislativo”, explica. Ela acredita que o problema, inicialmente, será resolvido com as escolas. “Na Educação Infantil os períodos (no início das aulas) são feitos de forma mais reduzida, mas isso é comum, para adaptação dos alunos, também é o momento das entrevistas com os pais”.
Além de professores, Melize comenta que serão nomeados atendentes para as escolas, necessários para o funcionamento dos educandários. “Para funcionar a educação, precisamos de uma estrutura de pessoal completa, enfrentamos problemas no início do ano com a falta de funcionários no setor de Compras e Assistência ao Educando, pois só havia cargos comissionados e estagiários, para nós constituiu um problema grave”.
Transporte na zona rural
Fator de preocupações pela constatação de que os veículos, por força de lei, teriam a entrada nas propriedades rurais restringidas, a secretária salienta que o transporte, em um primeiro momento, terá suas rotas sendo executadas da mesma forma, sem alterações, até que se encontre uma resolução para o problema, que não prejudique os alunos. “Fizemos uma reunião com os pais dos alunos da zona rural e expomos o problema”. Uma audiência pública deverá ser feita para debater o assunto.
“Estamos com duas empresas terceirizadas e o nosso transporte, a princípio está tudo certo. Sabemos que imprevistos acontecem, mas a manutenção está em dia. Os veículos terceirizados estão passando pela fiscalização na Secretaria de Obras”.
Melize diz que a fiscalização do transporte está sendo aprimorada pela Pasta. “Antes, um encarregado era responsável por fiscalizar o transporte, mas com a parceria das professoras das escolas, cada professora será a fiscal, elas vão nos passar relatórios semanais do transporte. Elas têm a descrição do veículo e as informações do motorista”, relata.
Projeto idealizado pela CDL adota escola Alexandre Vieira
A secretária comemora o fato da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) ter adotado a escola Alexandre Vieira, projeto que conta com a participação da Qwerty Comunicações e Tecnologia Educacional, está promovendo melhorias na estrutura do educandário, com a pintura de salas de aula, troca de portas e reposição de vidros quebrados, além da remodelação do pátio e limpeza geral da escola.
“Sabemos que a questão financeira é complicada, portanto, ter uma parceria como a da CDL é fundamental, parcerias como esta devem servir como exemplo para todos, pois é muito importante para o município”.