- DestaquesNOTÍCIAS

Seca atual é comparada com a que provocou quebra na safra de 2012

Apesar das chuvas, distribuição segue irregular.

O Rio Grande do Sul tem passado por sérios problemas relacionados à falta de chuva nesta temporada. Já são mais de 70 cidades em situação de emergência por conta da seca. 

A soja que foi plantada mais tarde tem uma estimativa de 20% a 30% de perdas, de acordo com especialistas. Comparações já estão sendo feitas com a safra de 2012, quando o estado registrou perdas generalizadas por conta da presença de dois La Niñas seguidos.

O fenômeno La Niña favorece as chuvas no Nordeste do Brasil, mas aumenta a escassez de chuva no Sul. Em anos de El Niño os efeitos são o contrário: favorecem a safra no Rio Grande do Sul e prejudicam o sertão nordestino.

Na virada do mês, há expectativa de 60 a 100 milímetros de chuva em algumas áreas do Rio Grande do Sul, de acordo com a Somar Meteorologia, mas fevereiro ainda vai apresentar volumes abaixo da média. Apenas a partir de abril, as chuvas vão se tornar mais generalizadas. As lavouras de soja no Rio Grande do Sul estão 56% na fase de desenvolvimento vegetativo, 34% em floração e 10% em enchimento de grãos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios