Santa Casa pede doações de leite à comunidade
Com estoque que não duraria uma semana, entidade iniciou arrecadação junto à comunidade; Ação se mostrou positiva logo no primeiro dia: apenas ontem (19), foram entregues 186 litros de leite ao hospital

Com mais de 60 internados e um consumo diário de aproximadamente 30 litros de leite, a Santa Casa de Caridade de Dom Pedrito vive um de seus momentos mais tensos com a escassez deste que é o principal alimento utilizado no preparo das refeições dos pacientes.
Segundo a responsável pelo setor de hotelaria hospitalar, Kamila Mello Gomes, a entidade sempre recebeu inúmeros donativos da comunidade, sendo o leite um dos alimentos mais ofertados pela população. No entanto, em 2023, a realidade foi outra e as doações tornaram-se insuficientes em comparação a elevada demanda interna pelo produto.
“A gente nunca precisou pedir. Mas hoje a gente vive, aqui na Santa Casa, na saúde, uma situação bem difícil. Já teve vezes em que eu dizia pro pessoal não trazer mais leite, sugeríamos outras campanhas, ideias, porque nós sempre tínhamos muito leite”, conta Kamila. Nos últimos dias, no entanto, o cenário mostrou-se contrário ao habitual: o estoque do alimento não duraria mais que uma semana.
Diante da atual conjuntura, e ainda que de forma não-oficial, teve início nas redes sociais uma campanha de arrecadação de caixas da bebida. A iniciativa mobilizou inúmeras pessoas que se dispuseram a contribuir de diversas formas com a ação, que se mostrou positiva logo no primeiro dia. Apenas ontem, quarta-feira (19), foram entregues à Santa Casa 186 litros de leite. Os donativos podem ser deixados na recepção do hospital em qualquer horário.
Outras necessidades
Apesar do enfoque da campanha ser voltado à arrecadação de caixas de leite, Kamila ressalta que a doação de outros tipos de alimentos, como arroz e massa, também é aceita pela entidade, bem como de alguns materiais de limpeza, a exemplo de detergente, esponja de cozinha e pano de chão – produtos que não necessitam ser de uso estritamente hospitalar, como os utilizados para a higienização do ambiente.
Futuramente, um projeto para a aquisição de novos lençóis hospitalares será divulgado. É válido ressaltar desde já que a roupa de cama utilizada na Santa Casa é produzida ali mesmo, a partir de um tecido específico, comprado em rolos de 100 metros.