Rumo ALL abandona operações na Fronteira Oeste

O transporte ferroviário poderá ficar comprometido a partir de fevereiro. A Rumo ALL, empresa que administra os portos secos de Santana do Livramento e de Uruguaiana, decidiu sair do negócio e devolver a permissão dada pelo governo federal para prestar o serviço. As informações são do Jornal do Comércio.
Já havia especulações sobre a possível devolução por parte da empresa desde 2016, mas não havia nada confirmado. A União estuda como resolver o problema, mas conceder uma nova permissão a outra empresa demoraria muito tempo pelos trâmites burocráticos. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) instaurou um procedimento interno para verificar os fatos e vai se manifestar em um momento oportuno.
O problema pode atingir proporções internacionais, já que representantes do comércio exterior temem que tratados de integração entre as aduanas sejam descumpridos.
Em nota, a Rumo confirmou que no dia 31 de janeiro fará a devolução dos portos à União. O contrato, segundo a empresa, foi firmado em 2006 pela antiga ALL. A Rumo também declarou que a Receita Federal emitiu, no ano de 2011, portaria autorizando a devolução. A empresa salienta que desde a fusão da Rumo com a ALL, investimentos maciços estão sendo feitos na malha ferroviária, sendo que as operações de transporte de cargas não devem ser prejudicadas.
Segundo informações do jornal A Plateia, a Rumo ALL demitiu os 17 funcionários da empresa em Santana do Livramento. Houve uma diminuição gradativa no quadro de funcionários nos dois portos operados pela companhia, que chegou a ter 250 empregados.