RS tem queda de estudantes matriculados em todas as etapas do ensino básico
Aumento sutil ocorreu apenas nas matrículas de tempo integral do Ensino Médio

Dados preliminares do Censo Escolar da Educação Básica revelam que o Rio Grande do Sul teve queda de estudantes em todas as etapas em 2021, na comparação com 2020. No Brasil, houve registro de um leve aumento nas matrículas gerais — especialmente no Ensino Médio, de 5,2%. O Censo Escolar traz os dados de inscrições na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Na Educação Infantil gaúcha, houve cerca de 4% menos crianças inscritas do que em 2020. A redução da procura foi mais acentuada entre as turmas de tempo parcial, mas também aconteceu entre as de tempo integral, exceto na etapa do Ensino Médio, que teve aumento sutil de 1,6% nas inscrições.
O Rio Grande do Sul teve 19,8% menos alunos matriculados na EJA em 2021, na comparação com 2020. Em nível nacional, também houve queda, mas menos acentuada – a diminuição de matrículas foi de 2,9% em relação ao ano passado.
Se em 2020 havia 70.733 estudantes matriculados em aulas de EJA presenciais em escolas estaduais e municipais do RS, o número caiu para 56.726 em 2021. A redução mais significativa foi no Ensino Médio da EJA, que teve 24% menos matrículas.