Ronda social e abertura do albergue durante o dia
Essas são algumas das ações que a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social está realizando

Com a chegada das baixas temperaturas, em especial na Região da Campanha onde se enfrenta invernos rigorosos, com o registro de temperaturas negativas, pessoas em situação de rua são as mais atingidas.
A Prefeitura de Dom Pedrito, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), disponibiliza através de seus técnicos a ”Ronda Social”, que acontece em todos os inícios de noite nas ruas, calçadas, praças e outros.
O serviço acontece através da ronda diária onde os técnicos encaminham as pessoas para o local de acolhimento ou através de chamados direcionados a Brigada Militar nos casos não identificados através da Ronda Social. Em ambos os casos, as pessoas em situação de rua são encaminhadas para o Albergue Municipal, onde é disponibilizada alimentação (jantar e café da manhã), higiene e pernoite.
Neste ano, em razão da pandemia, foi criada uma nova instrução normativa em relação aos horários de funcionamento do Albergue Municipal, para que as pessoas em situação de rua sejam também assistidas durante o dia.
Desde o dia 1º de julho, está permitido que os usuários desse serviço permaneçam em turno integral no local, se assim quiserem, durantes os finais de semana e feriados, com a oferta de alimentação e acomodação durante todo o período.
De acordo com a titular da STDS, Marcelle Lehr, o objetivo é evitar que essas pessoas estejam circulando na rua, especialmente nos dias em que não estejam trabalhando e que o clima se apresente chuvoso e frio.

“Sabemos que a maioria dos nossos usuários tem o perfil de liberdade, de caminhar pelas ruas, gostam de estar ao ar livre, por isso, é uma opção dada a eles e não uma imposição, que objetiva diminuir a exposição ao frio e chuva, diminuindo assim o risco de contaminação pela Covid-19 e também de outras doenças respiratórias”, enfatiza.
O Albergue Municipal é um local de acolhimento que tem a finalidade de oferecer um espaço adequado, agradável para o convício e adaptado para o enfrentamento da pandemia, seguindo as recomendações sanitárias, disponibilizando inclusive máscara de proteção facial na chegada e na saída, álcool em gel e todos os itens necessários para uma higiene adequada.