NOTÍCIAS

Reunião no Salão Nobre da Prefeitura de Dom Pedrito debateu proposta para a realização do carnaval 2017

No final da manhã desta terça-feira (10), estiveram reunidos no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Dom Pedrito o prefeito Mário Augusto, o vice Alberto Rodrigues, o secretário de governo, Marco Antônio, o sgt. da Brigada Militar, Marco Aurélio Jugel, o presidente do Consepro, Marcos Brum, e os representantes das escolas e blocos carnavalescos do município.

Em pauta, a proposta formal que será enviada ao 6º Regimento de Polícia Montada de Bagé, solicitando efetivo para a realização do carnaval 2017 em Dom Pedrito, visto que o efetivo do município -embora seja um dos melhores da região -, não é o suficiente para um evento grande que normalmente acaba recebendo pessoas de fora, incluindo pedritenses que moram hoje em outras cidades.

Na proposta que será enviada ao regimento de Bagé, o prefeito comunica que após reunião com as entidades carnavalescas do município, ficou definido que Dom Pedrito pretende realizar duas noites de carnaval, sendo que os dias devem ocorrer entre 25 e 28 de fevereiro, data em que o evento acontece em todo o país. Além disso, o evento deverá ser realizado na rua Bernardino Ângelo, porém com encerramento dos desfiles na rua Borges de Medeiros, e não mais na rua Andrade Neves, como nos anos anteriores. O provável horário de início, caso se consiga o efetivo desejado, que seria hoje em torno de 20 policiais, deverá ser após às 20h30.

Cabe lembrar que os custos das horas extras dos brigadianos que vierem será bancado pelo Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de Dom Pedrito, que já sinalizou positivamente com a inclusão destes recursos que irão possibilitar a vinda dos policiais militares nos dias do evento.

Porém, é importante destacar também, que a definição sobre o pedido do prefeito Mário Augusto só deve ocorrer entre este final de semana e o início da semana que vem, pois o comando de Bagé terá que ver a disponibilidade dos seus policiais, até porque Lavras do Sul e Caçapava do Sul também desejam realizar as noites de carnaval na mesma data, o que pode acabar sendo um entrave para a realização em Dom Pedrito.

O prefeito Mário Augusto disse durante a reunião desta manhã, que se depender de sua vontade o evento irá ocorrer, mas que para isso é necessário dar segurança aos carnavalescos e ao público que sempre prestigiam os desfiles.

Ele falou também que a realização é uma oportunidade de mostrar para a comunidade que Dom Pedrito é uma cidade boa e que pode fazer um grande carnaval, dando orgulho para as pessoas que moram na cidade.

Ele ressaltou também, que Dom Pedrito saiu na frente ainda em outubro do ano passado, quando ele em conjunto com o presidente do Consepro, Marcos Brum, tiveram uma reunião com o Tenente Coronel Sérgio Alex Laydner Medina, do 6º Regimento, e já na oportunidade demonstraram interesse em pagar pelas horas extras dos policiais que para nossa cidade viessem realizar a segurança durante os dias de carnaval.

O fato fez com que na reunião da semana passada, nosso município fosse contemplado como o primeiro na escolha da data para a realização das noites de carnaval. Infelizmente, os outros municípios da região também não se demonstraram propostos a trocar as datas de realização do evento.

Para o presidente do Consepro, Marcos Brum, desde que ele começou a se envolver com a área de segurança no município, conseguiu enxergar muito melhor as necessidades e a importância dos órgãos de segurança do município (Brigada Militar, Polícia Civil e Susepe). Segundo ele, o que estas pessoas fazem pela comunidade local é um trabalho fundamental que garante a segurança de todos no município, e colocar eles e a sociedade em risco é muito arriscado sem as condições necessárias, que seria de pelo menos um efetivo superior a 20 policiais.

O sgt. Marco Aurélio confirmou que o efetivo da Brigada será insuficiente se não vier o reforço esperado, e que para um evento deste porte o ideal seria de pelo menos 24 policiais, acrescentando que o comando já deixou claro as dificuldades do efetivo do 6º Regimento para este e os próximos eventos.

Releia o encontro ocorrido na semana passada em Bagé

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios