- DestaquesNOTÍCIAS

Reunião com Secretário Adjunto de Segurança Pública do Estado não fortalece os ânimos da comunidade

Foco das atenções na reunião realizada no Sindicato Rural e diante de diversas autoridades e membros das forças de segurança, Coronel Marcelo Frota não aquece as esperanças do povo de Dom Pedrito por mais segurança pública

O Secretário Estadual Adjunto de Segurança Pública, coronel aposentado da Brigada Militar, acompanhado de sua comitiva, teve em Dom Pedrito uma recepção calorosa. Convidado a participar de uma reunião nas dependências da sede do Sindicato Rural da cidade, antes foi recepcionado no quartel da Brigada Militar, onde também pode se dirigir aos integrantes do esquadrão local.

Logo depois, já na reunião organizada pela prefeitura de Dom Pedrito, iniciou-se, então as apresentações. A mesa das autoridades, foi composta por autoridades locais. Prefeito Mario Augusto de Freire Gonçalves, vice-prefeito Alberto Rodrigues, Vereador Sergio Roberto Vieira, presidente do Sindicato Rural de Dom Pedrito, Vereador Diego da Rosa Cruz, presidente da Câmara de Vereadores, vereador Eli Barbosa, Juiz da 1ª Vara da Comarca de Dom Pedrito, Luis Filipe Lemos Almeida e presidente do Consepro, Marcos Batista Brum de Brum.

A fala foi iniciada pelo Chefe do Executivo, que disse da satisfação em receber este que é uma autoridade estadual, em nosso município. Discorreu sobre os problemas enfrentados pela população local e do esforço que vem fazendo para que o problema da violência na cidade possa ser amenizado, os demais integrantes da mesa de autoridades também fizeram suas considerações e destacaram a esperança que depositavam na visita do representante do Estado, no sentido de que soluções pudessem ser apontadas diante do elevado índice de criminalidade registrado em Dom Pedrito.

Foram, inclusive, entregues ao Secretário Adjunto, documentos elaborados pela Câmara de Vereadores e também do Sindicato Rural, onde contam sugestões e reivindicações da comunidade pedritense.

Na sequência, representantes de algumas forças de segurança fizeram uso da palavra, sendo que, com exceção do delegado Luis Eduardo Benites, representando a Polícia Civil e do Cap QOEM Patrique Rolim Marques, Cmt do 4º Esqd P Mon; do Comandante do CRPO/FO,      Ten Cel Laydner, por parte da Brigada Militar, os demais acabaram desviando um pouco o real objetivo da reunião, que em última análise, era discutir formas de solucionar o problema da criminalidade.

Depois das falas da Polícia Civil e da Brigada Militar, que expuseram os trabalhos que ambas as forças vem desenvolvendo, finalmente o convidado da noite tomou a palavra, que foi, de certa forma, pouco animadora, uma vez que o tom do seu discurso foi politicamente apaziguador. O Coronel Marcelo Frota elogiou Dom Pedrito, destacando sua gente e o tanto que consegue fazer com tão pouco, se referindo ao baixo efetivo das polícias, sugerindo nas entrelinhas que o que a cidade deve em quantidade, sobra-lhe em qualidade. Como bom político, mencionou as falhas dos governos anteriores, como a prática generalizada que os gestores têm de investir em segurança somente no último ano de governo, como forma de mostrar serviço nas vésperas da reeleição. Também citou a necessidade de integração entre os sistemas de informação das instituições vinculadas à segurança. Reforçou a promessa de designar um delegado titular para a cidade, tão logo se forme uma nova turma, além de retornar a Dom Pedrito, pelo menos mais duas vezes em 2019.

O que efetivamente resultou de mais essa reunião, em verdade foi muito pouco. A não ser o fato de poder mostrar pessoalmente a uma autoridade estadual o drama que vive a comunidade pedritense, de concreto, nada além de algumas promessas de esforço por parte do representante do Estado que, diante dos insistentes apelos do prefeito Mario Augusto e de outras autoridades municipais vem fazendo, percebeu que o povo de Dom Pedrito vem clamando por ajuda, frente a essa onda escura que só faz crescer. Creiamos que a vinda do Secretário Estadual Adjunto de Segurança Pública à Dom Pedrito não tenha sido em vão e que os esforços envidados pelos nossas representantes, liderados pelo chefe do Executivo Municipal possam efetivamente dar frutos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios