Regulamento da 33ª Edição do Ponche Verde ainda não está pronto
Interessados em participar do festival também devem esperar, pois inscrições ainda não foram liberadas
Nas últimas semanas, nossa reportagem recebeu diversos questionamentos sobre as inscrições para o 33ª Edição do Ponche Verde da Canção Gaúcha. Muitos músicos e interessados em participar do festival, entraram em contato para descobrir maiores informações. Por este motivo, na tarde de ontem (21), entramos em contato com Salim Severo Dias, um dos componentes da Comissão Organizadora.
Ele disse a nossa reportagem, “estamos ainda um pouco enredados em função da LIC ( Lei de Incentivo a Cultura), pois estamos esperando o resultado para ter informações mais concretas a ser repassadas, mas assim que tivermos uma posição, faremos contato para informar”, Salim informou também, que o regulamento também não está pronto, mas que em breve será repassado. É importante destacar, que para conseguir a verba através da LIC, é necessário um projeto oriundo de uma produtora cultural, isso demanda custo e algumas vezes um pouco de sorte. Mas o fato é, que outros festivais já foram realizados sem esta verba, aliás a maioria deles.
Vale lembrar, que em anos anteriores as inscrições iniciaram com bastante antecedência, em 2015 quando ocorreu a 30ª edição, as inscrições foram abertas no mês de julho e encerradas em setembro, no ano seguinte 2016, elas também tiveram início em julho, e no ano passado não foi diferente, a abertura das inscrições também ocorreu julho, e também com enceramento em setembro. Este atraso portanto, justifica em parte a preocupação dos músicos e interessados em participar do festival, até mesmo para que possam se organizar com antecedência.
Transmissão do evento pela internet
Outro questionamento que temos recebido, diz respeito a possível transmissão pela Qwerty Portal de Notícias, não só pelo sucesso de visualizações e comentários recebidos nas recentes coberturas dos dias 7 e 20 de setembro, mas principalmente pela qualidade de som e imagem em HD transmitidas por nossos canais aos net-espectadores que nos acompanham. No entanto, um dos possíveis problemas apurados por nossa reportagem com relação a transmissão do ano passado, teria sido o medo de um possível esvaziamento no evento, em função da transmissão com som e imagem.
Lembramos que este risco já havia sido afastado com a transmissão de 2016, além disso, a simples veiculação em escala mundial colocou o Ponche Verde em evidência, abrindo portas para os músicos que participaram daquela edição. Vencida esta questão de esvaziamento de público, vieram os reais motivos pelo qual não fizemos a transmissão do ano passado.
O primeiro foi com relação ao tempo em que a Comissão Organizadora levou para autorizar e liberar nossa participação, pois a confirmação ocorreu poucos dias antes do festival, e o segundo foi à cobrança de uma cota para que pudéssemos participar. Sabemos que o sucesso em eventos de grande porte como este, e como os realizados este mês pela Qwerty, dependem muito de uma via de mão dupla por parte de quem organiza para com aqueles que irão transmitir.
Se por um lado o Ponche Verde é divulgado gratuitamente a nível mundial, por outro a Qwerty que procura levar som e imagem com qualidade para quem irá assistir, precisa no mínimo de uma autorização antecipada para que através de patrocinadores e apoiadores, possa bancar os gastos que terá com a transmissão. Lembramos neste ponto, que na 31ª Edição, o sucesso e a grande audiência foram reflexos de uma grande parceria, inclusive contando com a Comissão Organizadora daquele ano, ou seja, é necessário que exista interesse, comprometimento e parceria por parte de quem organiza.
O desfile do dia 7 de setembro por exemplo, foi fruto da parceria entre a Qwerty e a Secretaria da Educação. Na noite de hoje (22) por exemplo, a partir das 23 horas, estaremos no Dom Pedrito Country Clube, onde iremos transmitir o show do cantor Léo Pain. A equipe Qwerty foi convidada pela Pinguim Produções para fazer a cobertura completa desta festa e vai levar os melhores momentos para os seguidores da página no Facebook da Qwerty Portal de Notícias. Também já tivemos contato com a P2 Produções de Bagé, e com a Eu vivo na noite de Santana do Livramento.