- DestaquesNOTÍCIAS

Recebeu um Pix e ligaram dizendo que foi engano? Cuidado, pode ser golpe

Depois que você devolve o dinheiro, descobre que o valor inicial já havia sido estornado.

A criatividade dos bandidos não tem limite quando o assunto aplicar golpes. Quando falamos em Pix então, a modalidade de transferência de dinheiro mais utilizada pelos brasileiros, o tema se eleva a outro nível. Uma das formas que vêm sendo utilizadas pelos criminosos atualmente é a seguinte:

O bandido envia um Pix para sua conta, geralmente utilizando a Chave vinculada ao seu número de telefone. Em seguida ele liga e diz que se enganou e enviou o valor para você de forma equivocada, e pede que você verifique em seu aplicativo do banco. E realmente, o valor está lá. Muito responsável e honesto você devolve o valor, só que nesse meio tempo, o bandido acessa um mecanismo que todo aplicativo de banco tem e estorna o valor. Resultado: Você perdeu o dinheiro correspondente ao que julgava ter recebido por engano.

A dica é saber antecipadamente como solicitar o reembolso. Geralmente os aplicativos de bancos dispõem de mecanismos para fazer o cancelamento do Pix, por isso é válido estudar a forma de fazê-lo, caso precise algum dia.

Ainda há o MED – Mecanismo Especial de Devolução (MED), modalidade criada pelo Banco Central em 2023 para facilitar contestações de transferências feitas via Pix. Para saber se tem direito à contestação, o usuário deve procurar sua agência bancária para verificar se o seu caso se enquadra nessa categoria.

Em todo caso, é bom ficar atento, consultar uma segunda opinião antes de fazer qualquer transação que fuja do normal.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios