NOTÍCIAS

Rachadura em viga no setor de Arquivo da Prefeitura preocupa funcionários; documentos históricos estão armazenados no local

O Arquivo da Prefeitura, localizado no subterrâneo do Palácio Ponche Verde, guarda documentos de todas as administrações do município, literalmente. Do século XIX até nossos dias. Por isso, é frequentemente procurado por pesquisadores. Buscando saber como funciona o setor, e de que forma os documentos estão dispostos, à reportagem visitou o arquivo na manhã desta quarta-feira (16). Entretanto, ao chegar, nos deparamos com uma cena curiosa: uma viga da estrutura estava apresentando rachaduras, e era segurada por outro pedaço de madeira.

Conversamos com um servidor daquele setor, que comentou com a reportagem que a rachadura apareceu recentemente, deixando apreensivos os demais trabalhadores do local, já que a viga em questão possui mais de 85 anos. Havia, no andar de cima, duas barras de aço que foram retiradas ‘por motivos estéticos’, mas que ajudavam a firmar a estrutura.

Além desta preocupação, também há em relação aos arquivos, pois as peças que o setor ocupa não apresentam boas condições para armazenar os documentos – muitos são valiosos do ponto de vista historiográfico: registros do século XIX e primeiras décadas do século XX, que podem ser usadas para pesquisas, se manuseadas adequadamente.

Há estudos e possibilidades para armazenar todos os arquivos. Em relação aos mais recentes, que ainda são utilizados pela administração para consultas, a solução seria digitalizá-los e armazenar em nuvem, para que os funcionários tenham acesso online. Quanto aos documentos mais velhos (e históricos, por sua importância), se estuda, através de uma Comissão que está sendo constituída, o armazenamento destes arquivos no futuro centro de cultura, a Estação Velha.

Segundo o funcionário que acompanhou à reportagem, uma das correções que precisam ser feitas é a substituição das estantes de madeira por metálicas – a madeira atrai ácaro, traças e outros insetos que danificam os documentos. O servidor relatou à reportagem que é possível conseguir verbas através do BNDES, que contempla projetos de conservação da história – sem precisar de contrapartida financeira.

Braçadeiras deverão ser instaladas para reforçar viga

O Corpo de Bombeiros já possuía conhecimento do dano, portanto, solicitou parecer técnico dos engenheiros da Prefeitura para saber sobre a situação da estrutura. De acordo com o documento entregue aos Bombeiros, os técnicos da administração constataram o dano na viga. Após a análise, os técnicos observaram que a viga já sofreu intervenções, por meio da aplicação de uma resina colando às fibras que apresentavam tendência a ruptura. A Secretaria de Obras deverá, conforme o documento, confeccionar braçadeiras – quatro ao total – de aço, com pontas rosqueadas aptas a receber uma chapa em aço e porcas. Um apoio também deverá ser colocado na viga.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios