NOTÍCIAS

Qwerty Telecom participa de reunião para criação do PTT-SM; um marco para a internet no interior do RS

Um evento realizado em Santa Maria na última sexta-feira (2), reuniu diversos provedores de Internet do Rio Grande do Sul, associados à InternetSul, que é a Associação dos Provedores de Serviços e Informações da Internet. Participaram da reunião, representando a Qwerty, o diretor da empresa, Marcos Brum e o gerente de redes, Renato Bianchin. Além dos provedores de Internet, representantes da Universidade Federal de Santa Maria participaram do evento.

A reunião tratou sobre a criação de um Ponto de Troca de Tráfego em Santa Maria (PTT-SM), um marco para a internet no interior do estado do Rio Grande do Sul. Os PTTs funcionam como hubs em que provedores podem conectar seus servidores, facilitando o tráfego de informações e melhorando diretamente a conexão.

“Atualmente a Qwerty está conectada em um PTT na cidade de Porto Alegre, percorrendo um grande caminho até chegar àquela cidade, o que é imperceptível para o usuário. O PTT que estamos conectados lá, faz com que o usuário tenha acesso direto aos servidores do Facebook, Youtube e Netflix, bem como aos servidores da Akamai, que uma das maiores empresas de armazenamento de imagem do mundo”, explica Renato.

Com a tecnologia PTT em Santa Maria (PTT-SM), os usuários terão um acesso mais rápido a esse tipo de conteúdo, o que irá facilitar a conexão de vários provedores de internet e irá melhorar ainda mais a conexão de internet no interior do Rio Grande do Sul. Renato afirma que o processo de instalação do PTT-SM foi solicitado hoje (5) e acredita que no início de 2017 o serviço já estará disponibilizado.

Outro assunto tratado durante o evento, foi a criação de um Open CDN em Santa Maria. CDN (Content Delivery Network) é uma rede de distribuição de informação que permite fornecer conteúdo Web de uma forma mais rápida a um grande número de utilizadores, distribuindo o conteúdo por múltiplos servidores de forma a efetuar a duplicação do mesmo e direcionar o conteúdo ao utilizador com base na proximidade do servidor.

“Isso proporcionará uma conexão ainda melhor para os usuários, mas como trata-se de um projeto mais ambicioso, certamente irão haver outras reuniões para tratar deste assunto”, declarou Bianchin, acreditando que esse projeto tome realmente forma no primeiro semestre do próximo ano.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios