Qwerty Telecom participa de reunião para criação do PTT-SM; um marco para a internet no interior do RS

Um evento realizado em Santa Maria na última sexta-feira (2), reuniu diversos provedores de Internet do Rio Grande do Sul, associados à InternetSul, que é a Associação dos Provedores de Serviços e Informações da Internet. Participaram da reunião, representando a Qwerty, o diretor da empresa, Marcos Brum e o gerente de redes, Renato Bianchin. Além dos provedores de Internet, representantes da Universidade Federal de Santa Maria participaram do evento.
A reunião tratou sobre a criação de um Ponto de Troca de Tráfego em Santa Maria (PTT-SM), um marco para a internet no interior do estado do Rio Grande do Sul. Os PTTs funcionam como hubs em que provedores podem conectar seus servidores, facilitando o tráfego de informações e melhorando diretamente a conexão.
“Atualmente a Qwerty está conectada em um PTT na cidade de Porto Alegre, percorrendo um grande caminho até chegar àquela cidade, o que é imperceptível para o usuário. O PTT que estamos conectados lá, faz com que o usuário tenha acesso direto aos servidores do Facebook, Youtube e Netflix, bem como aos servidores da Akamai, que uma das maiores empresas de armazenamento de imagem do mundo”, explica Renato.
Com a tecnologia PTT em Santa Maria (PTT-SM), os usuários terão um acesso mais rápido a esse tipo de conteúdo, o que irá facilitar a conexão de vários provedores de internet e irá melhorar ainda mais a conexão de internet no interior do Rio Grande do Sul. Renato afirma que o processo de instalação do PTT-SM foi solicitado hoje (5) e acredita que no início de 2017 o serviço já estará disponibilizado.
Outro assunto tratado durante o evento, foi a criação de um Open CDN em Santa Maria. CDN (Content Delivery Network) é uma rede de distribuição de informação que permite fornecer conteúdo Web de uma forma mais rápida a um grande número de utilizadores, distribuindo o conteúdo por múltiplos servidores de forma a efetuar a duplicação do mesmo e direcionar o conteúdo ao utilizador com base na proximidade do servidor.
“Isso proporcionará uma conexão ainda melhor para os usuários, mas como trata-se de um projeto mais ambicioso, certamente irão haver outras reuniões para tratar deste assunto”, declarou Bianchin, acreditando que esse projeto tome realmente forma no primeiro semestre do próximo ano.