QWERTY EDITORIAL | Eleições 2020 – E você, já pensou em quem vai votar?
Com o cenário da pandemia, pouco se fala no ano eleitoral. Prevista para ocorrer em 15 de novembro, campanha deverá ser uma das mais curtas.

2020 é certamente um ano que já está marcado na história. Uma forma de vida que só pode ser vista com auxílio dos microscópios mais avançados pôs o mundo de joelhos – mais que pessoas e nações, orgulhos e vaidades se igualaram por detrás de máscaras. Rotinas de todos s setores mudaram. A pobreza ficou mais pobre e enquanto alguns setores da economia agonizavam, muitos outros comemoraram o incremento nas vendas, como o setor médico-farmacêutico, por exemplo.
Esse preambulo é só para nos situar perante o contexto de pandemia que todos vivemos, cenário que impactou diretamente nas eleições deste ano, uma vez que os prazos eleitorais foram todos adiados, depois de estarem sob a possibilidade de serem cancelados no corrente ano.
Só para se ter uma ideia, as candidaturas, este ano, poderão ser registradas até 26 de setembro, data em que as propagandas poderão começar a ser veiculadas. Em 15 de novembro, finalmente, deve acontecer o primeiro turno das eleições.
Em meio ao cenário de pandemia, as notícias e a preocupação geral das pessoas gira em torno da Covi-19 – número de contaminados; tratamentos; desenvolvimento de vacina. De um lado o presidente da república, agora com a doença, “prescreve” a Cloroquina, do outro, as autoridades de saúde e a própria OMS, dizem que não existem estudos que comprovem sua eficácia.
E para as pessoas, os eleitores, as eleições onde ficam? Ninguém fala naquilo que em tempos normais, que digo, já nem sei o que é normal, mas bem, em outros tempos estaria fervilhando em todas as rodas de conversa, nas redes sociais, no ar que respiramos.
No cenário político de Dom Pedrito, nomes como o do atual prefeito Mario Augusto de Freire Gonçalves, de seu vice Alberto Rodrigues, do ex-vereador Dionil Machado Pereira e do estreante Vitor Hugo Franco surgiram como competidores ao Palácio Ponche Verde. Alguns já fazem suas apostas para essa carreira que, em vez de uma tradicional cancha reta, está mais para um Cross Country, tamanhos são os obstáculos e surpresas no caminho de quem se dispõe a participar de uma eleição.
Para uma das cadeiras do plenário Ataliba Torres, alguns nomes conhecidos na política deverão tentar a reeleição. Correndo por fora, outros tantos surgem como estreantes. Há quem diga que a campanha eleitoral comece bem antes e alguns desses nomes, por pensarem em longo prazo, iniciam levantando bandeiras, defendendo os mais necessitados, aparentemente munidos de um arroubo de bondade, mas que logo ali adiante, juntando os pontos, percebe-se que no final das contas, precisavam mesmo tornarem-se conhecidos de determinado grupo para que nos poucos dias de campanha eleitoral, pudessem consolidar o seu objetivo real, qual seja, subir as escadas do Edifício Vereador Antônio França.
Mas não desanimem, porque o problema não é a política, mas sim, o que os políticos fazem dela.
O fim do ano está logo aí. E você, já pensou em quem vai votar?