Qwerty Editorial – 2019 em Dom Pedrito
O que foi destaque em 2019? confira o último editorial do ano

O ano de 2019 chega ao seu final e refletir sobre o que cada um de nós acumulou, não de bens materiais, mas de experiências e aprendizados, pode ser uma medida eficiente no sentido de iniciar o próximo ano com o pé direito.
Voltando por um exercício de imaginação a janeiro de 2019, veremos um fato que infelizmente se perpetuou durante todo o ano – a onda de violência que recém tinha seus primeiros fatos registrados continuou durante os meses seguintes.
No dia 10 daquele mês, a primeira enchente do ano fazia com que algumas famílias começassem a sair de suas.
Mas nem tudo foram notícias ruins, nesse mesmo mês era publicado o segundo episódio do Programa Dom Pedrito História e Vida, onde aparecem os italianos Egídio Guanzati e Anselmo Vali, estrangeiros que fizeram fama na cidade pela arquitetura de estilo inovador.
O segundo mês do ano registrou um acidente aéreo que se tornou notícia em todo o estado. O fato aconteceu na localidade conhecida como Sanga Funda “estrada do meio”, cerca de 15 km da área urbana. No acidente, morreram o proprietário da aeronave, Marcus Cesar Bernardi, de 51 anos, dono da empresa de aviação agrícola Mercaer, e Alex Alves de Lima, de oito anos, que segundo relatos, era filho de um funcionário da propriedade. O avião caiu em uma lavoura de soja próximo ao hangar da empresa e o fato foi testemunhado por dois funcionários, que viram de longe o acidente.
Em março, um dos julgamentos mais esperados do ano aconteceu, referente ao caso Lucas, rapaz que morreu atropelado em 16 de dezembro de 2013. Durante um dia inteiro de trabalhos, os jurados entenderam que os réus não tiveram intenção de matar de matar Lucas
Em abril, uma perda irreparável para a cultura, história e tradicionalismo gaúcho. Dia 21 daquele mês, Nelso Oliva morreu aos 80 anos. Pesquisador e articulista, publicou inúmeros trabalhos e deixou incontáveis amigos.
Em maio, um dos casos mais emblemáticos dos últimos tempos no meio policial teve um desfecho. O corpo de Vera Lúcia, mulher dada como desaparecida um ano antes, foi encontrado enterrado dentro da casa do ex-companheiro. Uma grande operação envolvendo Polícia Civil, bombeiros, Exército Brasileiro, cães farejadores, conseguiu encontrar, depois de horas de escavação, em baixo de três camadas de piso, o cadáver ocultado. O caso teve grande repercussão e foi amplamente divulgado pela Qwerty Portal de Notícias. No dia seguinte, Leopoldino de Lima Moraes, autor do homicídio, se entrega à polícia e é preso.
Em Junho ocorreu o julgamento dos assaltantes do Mercado Martins, fato que na época foi muito noticiado em razão de um dos assaltantes utilizar uma funcionária do estabelecimento como refém por mais de três horas. O julgamento foi, inclusive, transmitido ao vivo pela Qwerty. Por fim, os dois foram condenados. Somadas as penas, Fernando Pinto dos Santos pegou mais de 30 anos de cadeia.
O mês de julho iniciou com uma notícia que deu o que falar. Em visita à capital do país, o prefeito Mario Augusto resolveu presentear o Presidente Jair Bolsonaro com uma égua crioula. Conforme uma coluna publicada em GaúchaZH, ao oferecer a égua, o prefeito disse que gostaria de presentear “o homem que domou a esquerda”.
Esse mês também foi marcado por um evento comunitário – o Paradão da Qwerty – festividade promovida pela Associação dos Moradores do Bairro Dr. José Tude de Godoy e que teve na Qwerty um dos principais apoiadores. Não faltaram as brincadeiras, comidas típicas, concursos e o casamento caipira .
Não podemos esquecer de mencionar o projeto que caiu no gosto do pedritenses, da terra, ou do coração – o Programa Pelos Caminhos de Dom Pedrito, que através de viagens pelas estradas do interior, fez relembrar lugares, histórias e estruturas que fizeram parte da vida de muita gente. Paisagens bucólicas, animais silvestres, plantações e criações foram ingredientes que fizeram parte de muitos episódios onde nós da Qwerty Portal de Notícias pudemos dividir com quem nos assiste.
A área policial é daquelas onde o trabalho é incessante. E foi no dia 15 de agosto que em uma ação, um criminoso é baleado depois de atacar um brigadiano. Na fuga, ele é cercado e mais uma vez entra em luta corporal com um policial civil, momento em que é finalmente detido.
No mês do gaúcho destacamos duas datas importantes, 7 e 20, ambas representando o dia da independência brasileira e o fim da Revolução farroupilha, respectivamente, e que tiveram a cobertura completa da Qwerty Portal de Notícias. Nas duas datas, a comunidade pedritense lotou o centro da cidade para prestigiar os desfiles.
Em outubro publicamos uma pesquisa sobre a atuação dos vereadores pedritenses. Nela divulgamos a opinião da comunidade local que apontou os parlamentares mais e menos atuantes. Nos bastidores corria a informação que a curiosidade era grande dentro do edifício Vereador Antônio França sobre qual seria o resultado.
A filiação do vice-prefeito Alberto Rodrigues no PSB selou de vez a separação entre ele e o prefeito Mario Augusto, ideologicamente falando. A relação política que veio se deteriorando com o assar do tempo fez que ambos seguissem caminhos diferentes, e com esse fato ficou consolidada a ruptura política entre ambos, mesmo com Alberto continuando no cargo.
O final de outubro será lembrado por um dos períodos mais difíceis da história. Às vésperas de seu aniversário, a cidade foi atingida por um temporal de grandes proporções. Ventos alcançaram a impressionante marca dos 125,6 km/h, entre 6h e 7h da manhã, segundo dados oficiais do Inmet. Os danos foram desde telhados danificados até postes e fios da rede elétrica arrancados, árvores caídas sobre casas e rede elétrica.
Novembro foi o mês em que o julgamento mais aguardado do ano ocorreu – Quem não lembra do Caso Vera Lucia, mulher dada como desaparecido em maio de 2018 e que um ano depois foi encontrada enterrada dentro da casa de seu ex-companheiro. O júri teve a transmissão ao vivo pela Qwerty Portal de Notícias que mais uma vez aproximou o Judiciário da comunidade. Leopoldino de Lima Moraes foi condenado a 20 anos de cadeia.
O dia 18 de novembro ficou tragicamente marcado por um acidente de trânsito com uma vítima fatal. A Professora Maria Miranda, de 85 anos, foi atropelada por um motociclista, na Rua Júlio de Castilhos, quando tentava atravessar a rua.
Dezembro, entre tantos fatos, merece que registremos dois que são positivos: o anúncio da instalação de sinaleiras em quatro pontos da cidade, medida que deverá contribuir muito para a segurança do trânsito em Dom Pedrito; e o segundo, a abertura do Natal da Paz, evento promovido pela prefeitura de Dom Pedrito, e que contou com o apoio da comunidade, através de voluntários que enfeitaram a Praça General Osório, a Av. Barão do Upacarai e a Praça Rui Favali Bastide, a Praça do Chafariz. No dia 8, o centro da cidade teve um dos maiores públicos da história. Não há dados oficiais, mas pelas fotos, elas poderiam ser contadas às centenas.
O ano chegou ao fim e outro já desponta. Quem sabe o exercício de refletir possa continuar nos meses que se avizinham, de maneira que não seja necessário uma pausa brusca. Colocar na balança as perdas e os ganhos, projetar, ter objetivos, são todas receitas para o ano que se aproxima. Mas é fundamental que haja entrega, doação, não de recursos ou bens, mas de tempo, de si mesmo, para que a harmonia se instale, o bem comum prospere, e 2020 seja melhor para todos
Feliz ano ano!