Quatro famílias argentinas são assaltadas na BR 290 e um dos carros foi usado depois para praticar outros assaltos na rodovia

O assalto aconteceu por volta da 1h20min da madrugada deste domingo, na altura do Km 688 da BR 290, a 30 km de Uruguaiana. As quatro famílias Argentinas viajavam em comboio e os assaltantes usaram “miguelitos”, uma espécie de cruz formada por pregos entrelaçados, para furar pneus de um dos carros e praticar o roubo.
Os Argentinos disseram que seriam 4 assaltantes armados com revólveres que levaram os turistas, juntos – bem como dinheiro e equipamentos. Um dos carros, um Citroën C-4, placa ORJ 487, foi abandonado nas proximidades, na entrada da localidade conhecida como Corredor das Paineiras, em estrada de terra.
O outro veículo foi levado com os bandidos que, mais tarde, a PRF tomou conhecimento que fora usado para praticar mais assaltos durante a madrugada, também à turistas, naquelas imediações da BR e o abandonado próximo a propriedade rural das Paineiras.
Ninguém foi preso e não houve feridos. Os órgãos de segurança alertam aos proprietários da zona rural para que, em caso de movimentações ou veículos suspeitos ao trajeto das propriedades, que liguem para PRF, número 191, ou para a Brigada Militar, 190 e evitem se aproximar do (s) carro(s).
A PRF orienta os turistas que evitem viajar de madrugada. Os turistas costumam levar consigo dinheiro em espécie, como dólares e pesos, e ainda sem conhecer o trajeto, e com o agravante de viajar de madrugada, se tornam presas fáceis dos bandidos. Há mais ou menos 15 dias, através de solicitação do deputado Frederico Antunes ao Secretário de Segurança, César Schirmmer, o helicóptero esquilo da Brigada Militar permaneceu por quatro dias na fronteira oeste, guarnecendo a BR 290.
A tendência é que o fluxo de turistas se intensifique nos próximos 15 dias, quando se encerra o período de férias. Em Alegrete, foi instalada a Central de Atendimento ao Turista-CAT, junto ao Posto da PRF, onde recebem orientações e informações sobre localização de hotéis e restaurantes de Alegrete.
Por: Dariano Moraes / Crédito das fotos: Cap. Giovane Dalcol.