- DestaquesNOTÍCIAS

É alarmante o número de focos de mosquito da dengue em Dom Pedrito

Até o momento já foram encontrados 223 focos do mosquito nos bairros da cidade, sendo que ainda são aguardados os resultados de duas semanas de trabalho.

A equipe de Vigilância Ambiental informa que a quantidade de focos do mosquito Aedes aegypti encontrados em Dom Pedrito, no ano de 2022, é assustador e coloca o município em risco futuro de uma epidemia, pelas doenças transmitidas pelo Aedes, dengue, Zika vírus e chikungunya.

Até o momento já foram encontrados 223 focos do mosquito nos bairros da cidade, sendo que ainda são aguardados os resultados de duas semanas de trabalho.

Como exemplo, citamos o último resultado recebido, onde de um total de 38 amostras coletadas, 25 eram de Aedes aegypti e 13 de culex (mosquito comum).

O combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya – não pode parar. Devido às chuvas nos últimos dias, a população deve ficar atenta aos possíveis recipientes com acúmulo de água parada e eliminar os focos de reprodução do inseto.

Observe pratinhos de folhagens, tampas diversas, calhas entupidas, pátios desnivelados (que acumulam água), pequenos espaços com água parada são suficientes para a reprodução do inseto.

Para finalizar vamos citar outro exemplo de um imóvel da zona central, localizado próximo do cruzamento das ruas, José Bonifácio e Andrade Neves, onde foram encontrados cinco focos do mosquito Aedes aegypti no mesmo pátio.

Se cada um cuidasse do seu quintal, não estaríamos nessa situação.

COMO OCORRE A TRANSMISSÃO

O processo de transmissão começa a partir de uma pessoa já infectada com o vírus. No ciclo da doença, ela se torna transmissível, ou seja, quando o mosquito Aedes aegypti pica o infectado leva consigo o vírus. Até o momento, não temos casos locais, mas em diversos municípios do Estado (Porto Alegre, Lajeado, Passo Fundo e cidades vizinhas) estão com surtos das doenças transmitidas pelo Aedes, basta alguém trazer um mosquito infectado no carro, ônibus, bagagem ou ser infectado e voltar para Dom Pedrito. Um mosquito sadio picando essa pessoa inicia o ciclo de transmissão e pela quantidade de mosquitos que temos na cidade a contaminação é muito rápida.

Para prevenir é necessário acabar com qualquer acúmulo de água parada em sua residência ou local de trabalho. Ao viajar para as cidades com surtos das doenças transmitidas pelo Aedes é imprescindível utilizar repelente para evitar a infecção.

Fonte: Dep. Com. prefeitura de Dom Pedrito

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios