Qualidade do ensino em escolas públicas: Dom Pedrito desponta negativamente em ranking estadual
Município ficou na 474ª posição entre 497 cidades; Imers 2024 traz dados da educação do 2° ao 9° anos do Ensino Fundamental

O Governo do Rio Grande do Sul divulgou nesta terça-feira (19) o resultado do Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (Imers), que mede a qualidade do ensino nas escolas públicas de cada município, do 2° ao 9° ano do Ensino Fundamental. Dom Pedrito se destaca negativamente nestes dados, já que em 2022 havia sido classificado na posição 415 e neste ano despencou para o 474° lugar entre 497 municípios avaliados.
O município recebeu a pontuação total de 45,2385.
A Capital da Paz teve o pior desempenho da Região da Campanha. Os outros seis municípios foram assim classificados:
- Bagé – 327° Lugar
- Candiota – 408° Lugar
- Aceguá – 201° Lugar
- Caçapava do Sul – 463° Lugar
- Lavras do Sul – 335° Lugar
- Pinheiro Machado – 434° Lugar
Nesse estudo, os alunos são avaliados com relação ao Índice da Qualidade da Alfabetização (IQA), Índice de aprovação (IA), Índice da Qualidade dos anos iniciais (IQI) e Índice da Qualidade dos anos finais (IQF). Eles são classificados com os seguintes conceitos: avançado, adequado, básico, abaixo do básico e não fez a prova.
Os desempenhos em matemática e português são avaliados separadamente. Em sua grande maioria, os estudantes apresentaram índice básico, com diminuição acentuada no conceito avançado e adequado.
Também chama a atenção que os alunos do 9°ano praticamente zeraram o índice avançado em português e matemática.
Já na análise de alfabetização, apenas os estudantes do 9° ano tiveram um aumento positivo, enquanto os demais tiveram uma piora no desempenho.
Confira abaixo os gráficos com o desempenho pedritense:







Para mais informação acesse: https://imersvis.dee.rs.gov.br/