NOTÍCIAS

Projeto de mineração continua suscitando discussões

Na tarde de quinta-feira (19), produtores rurais e representantes de instituições reuniram-se, em uma propriedade rural na localidade das Palmas, em Bagé, para debater o projeto da instalação de uma mina na região. Além da discussão sobre o projeto, também foram apresentadas algumas oportunidades para os produtores por parte das instituições que compareceram a reunião. Há o entendimento que a instalação da mina poderá trazer uma desvalorização do mercado local (além dos diversos riscos ao meio ambiente). As informações são do jornal Folha do Sul.

Os representantes da Embrapa Pecuária Sul, Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Urcamp e da Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Camaquã, buscam meios de diversificar as oportunidades, mais precisamente, em três ações específicas, conforme explica o gestor do Arranjo Produtivo Local Ovinos (APL), Marco Blanco. Entre as medidas, uma iniciativa do Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDS), voltada ao desenvolvimento territorial na cadeia da ovinocultura, outra oportunidade é a do programa Rota do Cordeiro, por meio do Ministério da Integração e o terceiro projeto pelo programa Pisacoop, do Ministério da Agricultura.

Sobre a instalação da mineradora, Blanco destacou que a produção na região tem como característica sua base limpa e sustentável, feita em uma área preservada, permitindo que toda a produção tenha um alto valor agregado.

A instalação da mina traria uma perda considerável em qualidade aos produtos e ao trabalho feito para a valorização do território. Só em Palmas, segundo Blanco, há 500 famílias. Ele também destaca a preocupação de todos os entes, sejam públicos ou privados, e a necessidade questionar o custo benefício do empreendimento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios