- DestaquesNOTÍCIAS

Profissionais da enfermagem realizam paralisação em Dom Pedrito

Objetivo da manifestação é pedir mais valorização e pagamento do piso nacional para a classe

Uma luta que já perdura alguns anos e que ainda não chegou ao seu capítulo final: o pagamento do piso salarial dos profissionais da enfermagem segue em discussão e em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF). Como uma forma de chamar a atenção para o assunto e pedir mais valorização, uma paralisação a nível nacional está sendo realizada. Nesta quarta-feira (28), em Dom Pedrito, enfermeiros, técnicos em enfermagem e auxiliares de enfermagem se reuniram no Posto Central para uma manifestação pacífica.

Serviços sem urgência foram paralisados e algumas consultas tiveram que ser reagendadas, mesmo com 30% da categoria mantendo as atividades normalmente, algo que é exigido pela Constituição Federal.

Assunto bastante debatido há alguns meses, o piso salarial traria uma remuneração maior aos profissionais: de acordo com o portal G1, em agosto de 2022, o Poder Legislativo aprovou a lei citada pela emenda constitucional, fixando o valor de R$ 4.750,00 para os enfermeiros — técnicos de enfermagem ganharão 70% deste valor; já auxiliares e parteiras terão o correspondente a 50% do piso.

O piso salarial está em votação no plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) até o fim desta semana.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios