Professora e aluna da Qwerty Escola participam de curso sobre método de tosquia Tally-Hi
Curso foi ministrado por instrutor do Senar

A professora do curso Técnico em Agronegócio da Qwerty Escola de Educação Profissional, Isabel Gonçalves, e a aluna Franciele Machado Fagundes, participaram, durante a semana passada, do curso de tosquia, método Tally-Hi, ministrado pelo professor do Senar-RS Leôncio Peres Garcia, para oito alunos, em uma propriedade rural localizada na Ferraria. O método Tally-Hi permite a tosquia de ovelha de forma mais rápida que o método tradicional.
O curso, proporcionado pelo Sindicato e Associação Rural de Dom Pedrito, gratuitamente, através do Senar, foi ministrado entre os dias 2 e 6 de abril. Para melhor aproveitamento – pois as aulas são ministradas utilizando ovinos – ficou limitada a oito alunos por turma. De acordo com a professora Isabel, além do tempo reduzido que o método proporciona para esquila, ele também visa o bem-estar animal. Outro diferencial é que o novelo de lã acaba saindo por inteiro.
A tosquia Tally-Hi permite a esquila pré-parto de ovelhas de uma forma mais rápida que o método tradicional e aumenta o conforto e a produtividade dos animais. A técnica, que coloca o exemplar em nove posições, permite a tosa em aproximadamente 10 minutos, cerca de quatro vezes mais rápida do que o método antigo, no qual a lã da ovelha é retirada com tesouras e o animal tem de ser amarrado.