Professor de Dom Pedrito usa parede da casa para levar mensagens de esperança
Vinicius R. Neto diz que o momento pede mais união e através de reflexões expostas na frente de sua casa, ele busca cativar e despertar a empatia

Quem passa na Rua Marechal Deodoro, quase no cruzamento com a 21 de Abril, certamente teve olhar fisgado por uma casa com dizeres na parede. São pequenos textos com mensagens motivacionais, com reflexões que levam quem para ler, a pensar um pouco sobre a necessidade de sorrir, mesmo que por trás das máscaras que passamos a usar como acessório de proteção.
Professor na área de exatas há 20 anos, Vinicius R. Neto contou à Qwerty que vive uma nova fase de sua vida, e que este período, aliado ao momento de pandemia, despertaram nele a vontade de levar uma palavra de estímulo, de modo que as pessoas percebam a necessidade de estender a mão ao outro, de estimular a união, o que ele enquanto professor entende ser uma obrigação.
A inspiração vem de amigos, de frases da internet, todas elas com o objetivo de despertar a reflexão, a empatia e o respeito entre todos. Com os olhos brilhando, Vinicius contou da satisfação que sente em ver que sua iniciativa tem alcançado e estimulado a dia a dia de muitas pessoas.
Abaixo, a palavra carregada de emoção do próprio Vinicius é quem traduz o que dissemos até agora:
Gostaria de deixar uma mensagem para a comunidade pedritense. Vivemos momentos difíceis em nossas vidas, a todo o momento as coisas mudam… Coloco essas mensagens na frente da casa a qual estou morando, com a intenção de fazer com que as pessoas que por aqui passem… leiam e reflitam mais…
Percebo que existe uma necessidade maior nesses tempos de pandemia, estamos carentes de afeto, de atenção, de carinho, de amor, de esperança e fé.
É preciso criticar menos e cativar mais…
Precisamos de mais mãos estendidas, de menos julgamentos. Devemos nos despir do preconceito, da maldade e da arrogância.
Acredito que o respeito é fundamental. Todos nós temos algo a fazer, alguma coisa a melhorar. Estamos evoluindo, ou tentando ser melhores a cada dia.
Olhar o próximo com mais empatia, menos preconceito. Muitas vezes uma simples conversa, um olhar carinhoso fará a diferença na vida daquela pessoa.
Recebo várias mensagens das pessoas, dizendo que gostam de ler o que está escrito.
Dizer obrigado, às vezes, não é suficiente para agradecer a tão amável e gentil pessoa que nos momentos das nossas vidas, aqueles mais difíceis, nos estende a mão amiga e nos oferece amparo.