- DestaquesNOTÍCIAS

Produtor rural registra furto de 14 bovinos

Fato aconteceu na localidade do Ponche Verde, em Dom Pedrito

Depois da criação das Decrab, Delegacia Especializada nos Crimes Rurais e Abigeato, diminuíram muito os crimes rurais no Estado, notadamente o abigeato, que é o crime cometido por aquele que subtrai para si ou para outrem, animais domesticados, no caso em questão, bovinos e ovinos. As quadrilhas especializadas no cometimento deste delito, foram quase que em sua totalidade, identificadas e desmanteladas, o que não significa que esse tipo de crime tenha desaparecido, afinal, os bandidos sempre se reorganizam, migram de um lugar para outro, se adaptam e recomeçam, além daqueles que são fruto da ocasião, que são os que, não vivendo da prática desse crime, se aproveitam quando uma oportunidade se apresenta.

Recentemente, um grande produtor rural daqui de Dom Pedrito, registrou o furto de quatorze animais bovinos, sendo sete machos e sete fêmeas. O fato teria acontecido entre 10 e 20 de maio, na localidade do Ponche Verde. O prejuízo, nesses casos, pode não parecer tão grande, afinal, para um grande produtor, esse é um número pequeno, porém, o prejuízo não é somente financeiro, existe por trás de cada animal furtado, o trabalho de décadas de dedicação em melhoramento genético, por exemplo, o que é difícil de recuperar com a simples reposição de outro animal. Trata-se da identidade de uma agropecuária que fica comprometida quando criminosos desse quilate cortam suas cercas.

Mas como toda moeda tem dois lados, cabe pensar que existe, ainda, uma demanda pela carne oriunda do abigeato, ou seja, há quem compre, iludidos pelos preços mais baixos. São comerciantes que cometem um crime, talvez mais grave ainda, oferecendo a consumidores desprevenidos, uma carne sem procedência, e que trás sérios riscos à saúde.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios