- DestaquesNOTÍCIAS

Presidente do Conselho Tutelar avalia como muito produtiva a primeira reunião com nova equipe de governo de Dom Pedrito

A tarde desta terça-feira (4), foi de um primeiro contato entre os conselheiros tutelares e a equipe que compõe o novo governo de Dom Pedrito. A reunião aconteceu na sede do Conselho Tutelar e teve a presença da secretária de Educação, Melize Quadros Xavier; secretário de Saúde, Ary Neto; secretário de Governo, Marco Antônio Rodrigues, e da secretária do trabalho e Assistência Social, Evanda Fenner Massirer, bem como dos conselheiros tutelares e do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Geancarlo Loreto Laus.

De acordo com o presidente do Conselho Tutelar, Rodrigo Barbosa, a reunião foi muito produtiva, inclusive dita pelos próprios secretários, que foi uma excelente reunião, onde o conselho apresentou todas as demandas que, segundo ele, eram de dificuldades enfrentadas em 2016. “Sabemos que não será resolvido num estalar de dedos, mas pelo menos eles já estão cientes da real situação que enfrentamos com as crianças e adolescentes, na questão dos atendimentos”, explicou Rodrigo, acrescentando que as três secretarias presentes na reunião são as pastas que o conselho trabalha mais diretamente e precisa haver esse alinhamento desde o início para que, futuramente, o trabalho flua naturalmente.

“Na reunião falamos que nós fazemos mais um trabalho administrativo do que o trabalho que é de ir até o local, verificar as situações, ir nas residências, fazer esse acompanhamento, porque atualmente trabalhamos com muito papel, muito encaminhamento e, nesta primeira reunião, buscamos uma solução para isso e acreditamos que essa situação irá melhorar”, disse Barbosa.

Outro problema apresentado em reunião, que o conselheiro frisou à nossa reportagem, foi quanto a falta de medicamentos. “Esse ano que passou tive que fazer duas campanhas no rádio para conseguir medicamentos para crianças que estavam necessitando, sendo que um era controlado e da lista básica do SUS e outro era de uma consulta que a criança fez e o médico receitou o remédio para que fosse tratado ali num primeiro momento, pois se a família não tem condições, a criança não pode ficar sem medicamento. Então já ficou acertado que vamos mandar para lá e a equipe da secretaria de saúde fará uma requisição desses medicamentos”, declarou Rodrigo.

O presidente ainda demonstrou preocupação com o crime de abuso sexual em Dom Pedrito, pois, segundo ele, os índices são muito altos. “Hoje em dia não podemos confiar em mais ninguém, seja da família ou não, pois até aquelas pessoas mais antigas, da campanha, que se davam o respeito, hoje não mais, pois temos casos de abuso sexual até no interior do município, onde já fomos várias vezes no ano passado”.

Ele finalizou a entrevista dizendo que, “acredito que esse é um novo tempo, tando para a administração, quando para o Conselho Tutelar, pois esperamos muito por esse momento, apesar de que algumas coisas fomos atendidos, sim, no último governo, mas outras coisas ficaram muito aquém. Acredito que agora vamos sanar esse problema de relacionamento para agilizar esses processos, pois crianças e adolescentes são prioridades, deveriam ser prioridades absolutas”.

Demandas da área de saúde foram levadas ao conhecimento do secretário Ari:

Atendimento com neuropediatra/neurologista, devido a muitos pedidos pendentes e definição de contratação destes profissionais;

Como proceder em relação aos medicamentos receitados que não fazem parte da lista básica do SUS (Sistema Único de Saúde) e/ou que a família não possuir condições de arcar com a aquisição destes para crianças ou adolescentes;

Atendimentos e avaliações psicológicas;

Transporte;

Consultas oftalmológicas e demais especialidades;

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

Demandas apresentadas em reunião à Assistência Social:

Questões relacionadas à postura e o tratamento dispensado às crianças e adolescentes pelas atendentes, que, na sua maioria, encontram-se em desvio de funções nas entidades de atendimento;

Qualificação dos atendentes do Lar de Meninas e Casa dos Meninos, em caráter emergencial;

A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, através de equipe interdisciplinar, seja do Cras ou Creas, conforme atribuições, deverão acompanhar as famílias que estão em atendimento neste órgão de proteção.

Algumas demandas também foram levadas à Secretaria Municipal de Educação:

Atendimento em creche durante os meses de janeiro e fevereiro (período de férias);

Vagas na educação infantil;

Educação infantil ou zona rural – obrigatório;

Transporte escolas (Realização e Qualidade) – Zona Rural;

Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente (Ficais) – buscar implantação;

Qualificação de atendentes e professores das escolas municipais de educação infantil e ensino fundamental, as quais atendem crianças e adolescentes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios