- DestaquesNOTÍCIAS

Prefeitura anuncia investimento de quase R$2 milhões em obras no Centro da cidade

Avenidas Barão do Upacaraí e Rio Branco receberão melhorias; nas redes sociais do Executivo, populares questionam as obras e citam desapontamento com a Rua Coberta como exemplo

A prefeitura anunciou, na manhã desta sexta-feira (23), um investimento que ultrapassa 1,7 milhões de reais, oriundos de recursos próprios, em duas das principais avenidas da cidade: a Barão do Upacaraí e a Rio Branco. O projeto de ‘requalificação do Centro’, como foi intitulado, foi apresentado à comunidade através de um vídeo divulgado nas redes sociais do Executivo. De acordo com o prefeito Mário Augusto de Freire Gonçalves, a obra tornará Dom Pedrito “uma cidade cada dia mais feliz e melhor para se viver”.

A ideia da reforma contempla, em sua maioria, os canteiros da cidade que segundo o Palácio do Ponche Verde, contarão “com novo piso de concreto, floreiras, novas lixeiras, novo sistema de iluminação e colocação de bancos”. O texto emitido pelo Executivo ainda salienta que a obra deixará a área central da Capital da Paz mais atrativa aos pedritenses. “Além da revitalização do local e promoção de mais espaços de lazer, a prefeitura segue com o projeto de paisagismo e jardinagem nas áreas urbanas, com o cuidado e valorização ao meio ambiente”, ressaltou o comunicado.

Para a secretária de Planejamento, Gestão Estratégica e Meio Ambiente, Luciane de Moura, essa revitalização é necessária para que as respectivas vias públicas se adequem às novas questões urbanísticas. A responsável pela pasta ainda salientou que “os impostos do município estão sendo investidos e revertidos em entregas e melhorias para a população”.

Apesar das afirmativas otimistas por parte do Executivo, alguns populares manifestaram suas dúvidas e levantaram questionamentos nos comentários da publicação. Para alguns, os investimentos deveriam ser mais voltados aos bairros da cidade; em outros, o receio de que a reforma tenha o mesmo destino da Rua Coberta – obra parada há alguns meses e que desapontou grande parte da população – fala mais alto.

Troca de árvores

Para a realização das obras, a troca de algumas árvores presentes na área central se fará necessária. A prefeitura salienta que haverá uma substituição das atuais espécies plantadas nos canteiros por outras que sejam “mais adequadas ao espaço urbano”.

A justificativa, no entanto, torna-se compreensível diante do entendimento de que, hoje “as árvores que estão nos canteiros correm o risco de cair, podendo machucar pedestres, além de causar danos à rede de energia elétrica e de comunicações”, pontua o texto. A frondosa Tipuana, árvore centenária (ou quase), plantada em um canteiro da Av. Rio Branco permanecerá intacta apesar das obras.

O processo de replantio segue um estudo técnico desenvolvido pela Secretaria de Planejamento, Gestão Estratégica e Meio Ambiente do município.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios