- DestaquesNOTÍCIAS

Prefeito Mario Augusto é entrevistado na Qwerty

Gestor falou sobre vida pessoal e profissional. Temas delicados como momentos difíceis do mandato, depressão, redes sociais, diárias e eleições foram pauta da nossa primeira entrevista com o prefeito em 2020

Recém-vindo de um período de férias, o prefeito Mario Augusto de Freire Gonçalves esteve ontem nos estúdios da Qwerty Portal de Notícias respondendo uma série de perguntas. Demonstrando estar motivado, Mario Augusto estava à vontade diante dos questionamentos que o repórter Marcio Trojahn dirigiu a ele, mesmo diante de assuntos polêmicos e delicados como os que dizem respeito à segurança pública, Corsan, diárias, Guarda municipal, redes sociais e tantos outros. Confira o resumo que preparamos:

Qwerty – como avalia o período de férias?

Mario Augusto – confesso que durante o período que estive de férias, mantive contato direto com o vice-prefeito Alberto Rodrigues e acabei trabalhando por conta de algumas situações. Foram férias bastante produtivas, acabei descansando bastante com minha família, o que é o mais importante nesse período.

Qwerty – relação com Alberto Rodrigues

Mario Augusto – Na verdade, o problema aconteceu entre o Alberto e o PDT. Eu, obviamente precisava ficar com o PDT ao meu lado, uma vez que esse partido tem um papel fundamental no meu mandato. O Alberto escolheu o seu caminho, foi uma decisão dele e eu respeito. Nós discordamos em muitas situações, não estamos no mesmo lado, politicamente, mas ele é o meu vice-prefeito e por isso nós mantemos uma relação bastante respeitosa

Qwerty – visitas a Porto Alegre – Corsan, segurança pública

Mario Augusto – o grande problema da Corsan , no meu entendimento, foi a questão da gerência, uma vez que estávamos com gerente interino, em um período em que vivemos uma situação catastrófica na água. É inadmissível que alguém considere essa água de qualidade. Nós cobramos da Corsan um desconto e devo ter o retorno em breve. Participai de duas reuniões, uma com o Diretor André Finamor, e outra com o Giosepe Bicca, antigo gerente da Corsan em Dom Pedrito. Também conversei com Dep. Lara, onde estavam o vereador Lili, vereador Moraes. Eles deverão analisar a possibilidade desse desconto. A Corsan precisa melhorar muito em nosso município. Um gerente aqui na cidade é fundamental e em breve ele deverá estar aqui.

Qwerty – municipalização do abastecimento de água

Mario augusto – nós não temos condições de romper um contrato. É um contrato milionário e que renderia uma multa muito alta. Outras cidades fizeram isso e ficaram com muitas dívidas por conta das obras que a Companhia realizou. Aqui, toda a tubulação, a estação de tratamento e todas as obras são da Corsan e seria muito caro para o município arcar com o custo dessa municipalização. A Corsan está trabalhando, em um ritmo bem mais lento do que eu gostaria, mas está cumprindo com o contrato. Tenho cobrado da Corsan a manutenção das ruas depois de realizar obras, o que vem sendo um problema. Tenho cobrado também dos moradores que fazem obras e não nos entregam as ruas nas mesmas condições.

Qwerty – Guarda municipal – viabilidade, corte de gastos

Mario Augusto – eu tenho feito corte de gastos desde o início do governo, em muitas áreas. Não se pode avaliar se é viável ou não sem conhecer as finanças, como a secretária da fazendo, por exemplo. Existem dívidas históricas que ainda se paga, o gasto com servidores que se aposentam, a contratação de novos servidores, etc. Eu sou favorável a guarda municipal, isso faz parte do meu plano de governo, mas hoje a implantação é inviável. Não podemos esquecer que a segurança pública é dever do estado e da união, e eu tenho ido muito a Porto Alegre e Brasília buscar soluções. Hoje tivemos a notícia da vinda de dois brigadianos e outros deverão vir

Qwerty – concurso público

Mario Augusto – já encaminhamos uma documentação para que se faça uma licitação para a empresa que realizará o concurso, que deverá ser realizado, ainda, dentro do período que a legislação eleitoral permite. As nomeações do concurso anterior estão acontecendo.

Qwerty – diárias, custo ou investimento

Mario Augusto – investimento, eu não posso considerar que não seja um investimento a diária de u prefeito, quando eu vou a Brasília, por exemplo, e com a despesa de aproximadamente R$ 4mil, entre transporte, hotel, alimentação, trazemos na mala o asfalto da 21 de abril, o recurso para a reforma do ginásio municipal, pavimentação e tantos outros recursos. Existem também as diárias dos servidores, que viajam em busca de qualificação, que transportam pacientes em outras cidades. É certo que não vamos utilizar os recursos públicos para fazer uma “farra”, como aconteceu em outros governos, mas com responsabilidade ele é um investimento.

Qwerty – recursos do pré-sal

Mario Augusto – quando isso passou pelo Congresso Nacional, houve um chamamento do presidente da CNM – Confederação Nacional dos Municípios, para que os prefeitos pressionassem os deputados, que pretendiam transformar esse recurso em emendas parlamentares, e nós queríamos uma divisão igualitária. Dos mais de R$ 2,5 milhões previstos para vir para Dom Pedrito, acabou sendo destinado praticamente a metade. Esse valor devera ser aplicado na área da educação.

Qwerty – financiamentos, prefeitura terá capacidade de pagar as dívidas no futuro?

Mario Augusto – eu ou qualquer prefeito irá pagar essa dívida com o maior prazer. Essa é uma dívida que Dom Pedrito precisava fazer. Os juros são baixos, o prazo de carência é bom. Comparado aos gastos com manutenção de ruas, máquinas e equipamentos, nós gastamos muito mais do que se calçarmos uma rua. Dom Pedrito precisava ser mais criativa, mais corajosa, e foi isso que nós fizemos no nosso governo. Dom Pedrito tem uma capacidade de endividamento muito grande e nós estamos fazendo uso disso.

Qwerty – incineração de produtos na feira-livre

Mario Augusto – eu estava em férias nesse período e se estivesse aqui, não teria passado por mim, porque a vigilância sanitária tem total autonomia para fazer a fiscalização e aplicar as punições necessárias.ao que me consta, a denúncia partiu dos próprios colegas de feira, porque estão produzindo de maneira regular, o que não era o que estava acontecendo com o outro produtor.

Qwerty – Redes sociais ajudam ou atrapalharam

Mario Augusto – nos momentos difíceis elas atrapalharam e nos bons elas elevam a autoestima. Acho super importante a participação da população na administração publica e debates do município. Lamento quando pessoas sem conhecimento de causa acabam emitindo suas opiniões de maneiro desrespeitosa, gente que se esconde atrás de um celular, mesmo assim avalio como positiva. As polêmicas, como a expressão “dia de maldade”, em uma festa a fantasia e com uma traíra (o peixe), foram postagens que geraram polêmica. Eu continuo sendo quem sou. Quero acreditar que as pessoas as vezes não pensam no que falam ou escrevem

Qwerty – estiagem, queda na arrecadação preocupa?

Mario Augusto – sim, assim como nós já sofremos quatorze enchentes, duas estiagens, um vendaval, tudo isso atrapalha a nossa economia, que tem no agronegócio a base de nossa economia. Por isso preocupa nós dependermos do clima, como este ano está acontecendo. Já tive uma queda no meu ICM, pela crise do arroz e consequências climáticas e esse é um calculo de três anos. Espero que as últimas chuvas possam diminuir os efeitos da estiagem.

Qwerty – pacote Eduardo Leite – contra ou a favor?

Mario Augusto – Esse é um governo que começou há um ano e só vamos conseguir entendê-lo daqui a três anos. O pacote erra em muitos pontos, especialmente quando trata do magistério e eu sempre vou estar do lado dos educadores. Sou a favor do pacote do governador Eduardo Leite, mas com ressalvas, especialmente na questão do magistério. Sem o pacote, o Estado não vai superar essa crise de anos.

Qwerty – reforma administrativa

Mario Augusto – é tão importante quanto o plano de carreira do magistério. Tudo fica na questão financeira, mas nós estamos com um grupo de trabalho se dedicando especificamente nisso daí.

Qwerty – eleições 2020

Mario Augusto – ainda falta bastante temo, mas eu sou pré-candidato a prefeito, quero ter a oportunidade de poder dar continuidade a esse mandado que me orgulha tanto. No segundo anos do meu mandato, pedi para meus familiares que não deixassem concorrer a reeleição, porque foi o ano mais difícil da minha vida, quando aconteceram os meus maiores problemas, a prefeitura era um monstro pra mim e hoje ela me faz feliz

Qwerty – arrependimento durante o mandato no segundo ano?

Mario Augusto – eu pensava nisso todos os dias. Vou te confessar que em alguns momentos desse segundo ano, enfrentei um processo de depressão, precisei me tratar. Eu estacionava o carro em frente a prefeitura e chorava para não descer. Mas nós vencemos isso. Eu olho para trás e vejo o quanto a gente caminhou. Estou entusiasmado e por isso quero mais uma vez ser prefeito.

Qwerty – quem seria o candidato a vice-prefeito?

Mario Augusto – Nós temos muitos nomes que os partidos e a sociedade nos oferece. Nós temos em primeiro lugar uma vaga com o PDT, onde aparece o nome do Secretário Perico, mas o mau partido também sinalizou com a intenção de oferecer um candidato e daí concorrermos com chapa pura. O primeiro deles nesse momento é o vereador Guiga, jovem como eu, meu amigo e que tem a minha confiança.

Assista aqui a entrevista completa:

https://www.facebook.com/qwerty.portal.de.noticias/videos/1027346880965838/

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios